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Uso do cartão de crédito requer cuidados redobrados nas compras de fim de ano
Especialistas alertam sobre golpes que podem atingir consumidores e empresas
16/11/2023 14h06
Por: Da Redação Fonte: Agência Dino

O fim de ano se aproxima e com ele as tradicionais celebrações. É justamente nesta época que o consumidor tem o hábito de intensificar as compras. E uma das modalidades de pagamento utilizada é o cartão de crédito, que é um grande aliado se usado de forma planejada e controlada, de acordo com especialistas. No entanto, é preciso atenção redobrada no uso para evitar cair em fraudes e golpes.

Somente em julho de 2023, o Brasil sofreu 785.289 tentativas de fraude, alta de 3,4% em comparação com o mês anterior. O setor de "Bancos e Cartões" foi o alvo preferido dos criminosos, haja vista que cinco em cada dez tentativas foram direcionadas ao segmento (51,5%), resultando em uma ocorrência a cada 6,6 segundos. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.  

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"Agora no final do ano, todo cuidado é pouco na hora de utilizar o cartão de crédito nas compras online ou em lojas físicas, principalmente em épocas de grandes promoções, como a Black Friday", alerta a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos. Ela explica que é importante jamais revelar o código de segurança (CVV) de três dígitos que fica no verso do cartão e não deixar a senha anotada junto ao cartão.

Outra dica é sempre verificar a idoneidade dos estabelecimentos comerciais presenciais ou via internet. Além disso, a executiva recomenda que o consumidor não empreste o cartão para ninguém, inclusive para os atendentes das lojas, como forma de prevenção contra clonagem. 

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Carolina Ramos orienta também cuidados com mensagens de ofertas e anúncios de produtos que chegam via e-mails, WhatsApp e SMS, pois podem conter links maliciosos que roubam dados dos usuários. É o chamado phishing, ação fraudulenta muito comum na atualidade. "A conferência mensal da fatura e do extrato do cartão de crédito é essencial também. Em caso de movimentação suspeita, o bloqueio do cartão tem de ser feito imediatamente", diz.

Riscos também para as empresas

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Além dos prejuízos para os consumidores, as empresas também podem ser vítimas dos “cibercriminosos”, com impactos inclusive relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em julho deste ano, a primeira multa por descumprimento da LGPD foi aplicada, no Brasil, pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). “Quando se fala da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fazer o básico não é suficiente; isso porque o procedimento de compliance nas organizações nem  sempre considera o vazamento de dados resultantes de ataques cibernéticos”, afirma o sócio da PwC Brasil, Edgar D’Andrea.

De acordo com ele, em situações de ataques cibernéticos, “é fundamental que as ações de resposta e recuperação sejam cuidadosamente planejadas e estejam integradas a um processo de gestão de crises”. Ele explica que, como técnica de defesa, é preciso utilizar abordagens semelhantes às dos atacantes, com processos de detecção e respostas automatizados, complementados por ações humanas que conduzam a análises técnicas mais profundas para tomada de decisões mais críticas. “No entanto, muitas empresas, incluindo startups, subestimam os riscos e os impactos operacionais, financeiros e de imagem que um ataque cibernético pode provocar e acabam sem se prevenir.”