Terça, 08 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Programa AmbientAÇÃO atua em 72 prédios públicos levando consciência ambiental a servidores

Entidades que implantam o sistema executam ações como coleta seletiva, debates ambientais e coletas de materiais recicláveis

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
07/11/2023 às 12h00

A administração pública de Minas Gerais possui um forte aliado no incentivo à consciência ambiental e às práticas sustentáveis entre os servidores públicos estaduais. Em 2023, o programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , já conta com 44 organizações em 72 prédios públicos participantes, em 27 municípios mineiros. Em 2022, apenas 14 instituições desenvolviam as atividades em prédios externos à Cidade Administrativa. 

Continua após a publicidade
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

Entre janeiro e 31/10 deste ano, as organizações reciclaram materiais como papel e papelão num total de 41.493kg. Os lacres de alumínio somaram 460,4 kg, sendo que com 140 kg é possivel viabilizar uma cadeira de rodas para doação. As tampinhas plásticas tiveram um total de 414kg, dos quais para cada 150kg é possivel a castração de um cão ou gato. 

As entidades que implantam o Programa AmbientAÇÂO executam ações como eficiência energética, redução no consumo de água, coleta seletiva com separação de materiais recicláveis e debates ambientais. Com a coordenação da Semad, que orienta e avalia os trabalhos das entidades parceiras, esses órgãos estão promovendo uma nova cultura de conscientização no serviço público. 

Continua após a publicidade

O programa foi criado em 2003 e, em 2019, passou a fazer parte do elenco de projetos da Semad. Uma das vertentes prevê a parceria também com projetos sociais, como é feito com o Lacre do Bem, para o qual o programa já ajudou a entregar, por meio de coleta de lacres de latinha, 22 cadeiras de rodas. Outro parceiro é o Castração Ecológica, que revende tampinhas plásticas em troca de recurso para castração de animais de rua. 

“Em 2023, com a retomada do programa nas instituições sediadas na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, foi definida a temática “Resíduos”, para a qual será trabalhado o retorno de materiais para a cadeia produtiva por meio da reciclagem, aumentando assim a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis”, observa um dos coordenadores do AmbientAÇÂO, Clair José Benfica. 

Parceiros 

Em 2022, participavam do AmbientAÇÂO, Fundação Ezequiel Dias (Funed) , Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa com 28 unidades regionais), Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) , Fundação Hemominas, Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) , MG Participações (MGi) , Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) , Escola de Saúde Pública de Minas Gerais(ESP) , Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , além das prefeituras municipais de Paracatu, Nepomuceno, Campo Florido e  Itapecerica 

Em 2023, aderiram ao AmbientAÇÂO, 30 novas instituições. São elas a Cruz Vermelha Brasileira, prefeituras de Nova Serrana, Turmalina e Baldim, além da Superintendência Regional de Ensino de Carangola.  

Também participam o Gabinete Militar do Governador (GMG) , Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) , Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) , Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) , Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) , Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Educação (SEE) , Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) , Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) , Loteria Mineira (LEMG) , Investminas , Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) , Ouvidoria Geral de Minas Gerais (OGE) , Polícia Civil (PCMG) , Controladoria Geral do Estado (CGE) , Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) , Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) , Instituto Estadual de Florestas (IEF) , Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais( Arsae) , Sejusp , Secretaria de Estado de Cultura (Secult) , Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Cecad. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.