Tecnologia Tecnologia
Estudo aponta tendências do mercado contábil no Brasil
Cerca de 700 escritórios participaram da pesquisa feita pela startup HubCount, em parceria com a Linx, que atualizou informações sobre os perfis e ...
03/11/2023 22h50
Por: Da Redação Fonte: Agência Dino

A pesquisa “O Mercado Contábil" realizada pela startup contábil HubCount em conjunto com a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, apresentou um perfil do setor no Brasil. Divulgado no segundo semestre de 2023, o estudo abrangeu mais de 700 escritórios brasileiros, onde 70% dos entrevistados eram colaboradores em cargos de liderança, como sócio, coordenador, diretor ou gerente.

O estudo reforçou duas características do setor: a maturidade e estabilidade. Cerca de 55,4% das empresas participantes da pesquisa possuem mais de dez anos de atuação no mercado. Mas outro ponto importante observado é o número expressivo de empresas novas: 10,7% têm menos de um ano de existência, enquanto 11,5% dos escritórios atuam de um a três anos, sugerindo uma renovação do mercado.

Continua após a publicidade

Este panorama de renovação não surpreende João Henrique Costa, CEO da plataforma de contabilidade online Contajá, que vê um cenário onde ferramentas tecnológicas podem mudar significativamente o comportamento do mercado. “Percebe-se a abertura de um espaço para crescimento antes improvável, o que pode provocar um acúmulo de marketshare, ganho de produtividade e inclusão de novos serviços, tais como a contabilidade consultiva”, afirmou.

Transformação digital e escalonamento no setor

Continua após a publicidade

Um dos dados levantados pela pesquisa é sobre as regiões dos clientes atendidos pelas empresas. Ao todo, 63,59% dos escritórios contábeis entrevistados não atendem somente seu município de origem: 41,97% atendem a nível estadual, 19,87% a nível nacional e 1,75% atendem também no exterior.

Para Costa, o estudo evidencia o quanto as ferramentas tecnológicas permitiram o avanço do mercado, a partir do rompimento de fronteiras geográficas. “Ferramentas simples de comunicação e automação já proporcionam aos contadores se projetarem para diferentes regiões do estado e do Brasil”, lembrou.

De acordo com o especialista, é possível vislumbrar um novo horizonte contábil com os dados apresentados pela pesquisa. “Acredito que é o momento de extrapolarmos os dados para projetarmos a partir deles o que está por vir para o mercado de contabilidade”. Segundo Costa, os contadores cada vez mais irão buscar nas soluções tecnológicas as respostas para os problemas que vêm enfrentando: crescimento e escala. 

O uso cada vez maior da tecnologia para a oferta de serviços é reforçado quando 51,83% das empresas entrevistadas se classificam como contabilidades digitais, acompanhadas de 10,97% das empresas que se enxergam como contabilidades on-line. 

Continua após a publicidade

“Soluções técnicas que automatizem por completo a apuração de impostos, entrega de obrigações acessórias, folha de pagamento e demonstrativos contábeis serão frequentemente solicitadas, desde que estejam concentradas em um único ambiente, e exija pouco esforço do contador e a um preço acessível”. 

Para saber mais, basta acessar: https://contaja.com.br/