Na tarde de ontem (26) os alunos da escola municipal Professora Ada Santana Ribeiro, localizada na zona rural de Paracatu, foram pegos de surpresa, com a visita do Projeto Ideia Fixa por um sertão sem fome. Projeto criado há 12 anos, que junto com o Rally dos sertões, trás alegrias e esperança para muitas crianças.
Para os alunos do Ada Santana, o dia foi muito especial, todos ganharam presentes. Foram distribuídos kits Sorria para o Rally, com creme dental, escovas de dente e folha de atividades. Os alunos também receberam kits contendo livros de histórias infantis do Ideia Fixa pela Educação & Cultura, jogos de avental, apitos e bolas para a montagem de times do Dando Bola pro Sertão, além de quebra cabeças e produtos de beleza e higiene pessoal, da ação Ideia Bela. Todos doados pelo piloto Ernesto Jun Watashi, que juntamente com os presentes, enviou deliciosos chocolates para a criançada.
Os alunos adoraram, além dos presentes, eles aprenderam um pouco sobre Rally e desenvolveram atividades guiadas pelas professoras e orientadas pela Gata Táta, a mascote do Projeto Ideia Fixa.
Segundo a Fundadora do Ideia Fixa, a escritora e jornalista, Tânia Mara Matias de carvalho, o Ideia Fixa nasceu dentro do Rally dos sertões, e conta com o apoio de três pilotos e da equipe Can-am, que patrocina a hospedagem a alimentação e combustível do projeto, além de vários parceiros. O projeto que iniciou dentro do Rally, hoje acontece também fora do Rally.
“O Projeto começou quando eu era assessora de piloto, estava dentro de um ônibus no meu primeiro Rally em 1998, e já estávamos saindo da cidade de Tocantins, quando presenciei duas crianças pegando um pacote de biscoito no lixo, que um dos competidores tinha deixado, e comer os farelos e abrir uma garrafa de Gatorade e meio que torcer, para sair uma gotinha. Aquilo me cortou o coração, a renda percapita daquela Cidade, era menor que apenas um carro de Rally. A partir dali, eu comecei há levar todos os anos, um pouquinho de coisas, e há 12 anos de existência do Projeto Ideia Fixa por um sertão sem fome, já arrecadamos mais de 140 mil toneladas de doações. Não é só chegar e entregar doações. Nosso trabalho é muito mais que isto. Foram meses angariando doações, planejando, esquematizando, para finalmente chegarmos a uma determinada escola e interagir com as crianças ali presentes. Muitas delas com carências e problemas monstruosos, que por algumas horas são esquecidos, adormecendo e dando espaço para a alegria, para o novo, para o lúdico, para o engraçado. Fazemos mais do que “boas ações” durante o Rally. Por um curto espaço de tempo somos a fantasia, o amor em forma de um personagem, a alegria sonhada e a realização de um sonho. Motivo maior da continuidade desta Ideia Fixa! Completou a Poços Caldense Tânia Mara, idealizadora do projeto que esta completando 12 anos de atividades".
A diretora da escola Ada Santana, Elza, se disse feliz pela escola ter sido escolhida pelo projeto Ideia Fixa. “a Escola tem muitas crianças carentes, ate financeiramente. O projeto trouxe alegria e felicidade para os alunos, que junto com ela foram pegos de surpresa”.