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Inep altera período de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica em Minas Gerais
Avaliações serão realizadas entre os dias 6 e 17/11. Instituições estaduais de ensino já estão se preparando, com simulados, estudos intensivos e r...
23/10/2023 19h20
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, alterou o período de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com essa mudança, as avaliações que estavam previstas para acontecer entre os dias 23/10 e 10/11 em Minas Gerais, agora serão realizadas entre os dias 6 e 17/11.

SEE / Divulgação

Composto por testes e questionários, aplicado a cada dois anos para a rede pública de ensino do Brasil e para uma amostra de escolas da rede privada, o conjunto de avaliações é um importante método para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem utilizadas em âmbito nacional com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais. Serão avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, além dos alunos do 2º ano do ensino fundamental que participarão de forma amostral.

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A partir do incentivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , as escolas estaduais mineiras já estão se mobilizando para a aplicação das provas. As instituições estaduais mineiras têm desenvolvido ações de conscientização, de reafirmação da importância da prova e da necessidade do comprometimento dos estudantes na realização da avaliação. 

"Eu tenho me preparado bastante para as provas fazendo mapas mentais, estudando, tirando minhas dúvidas com os professores e fazendo bastante atividades de interpretação de texto em casa e na escola também", conta Alice de Melo Viana, do 5º ano da Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte. 

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Estratégias

Simulados, aulões especiais, intensivo de estudos, palavras de incentivos. Essas são as principais estratégias utilizadas pelas instituições para que os estudantes se engajem na pauta e deem o seu melhor. "Eu gostei das explicações e da interação dos professores dentro da sala de aula, tirando as nossas dúvidas sobre matérias que tínhamos dificuldade", aponta Sophia Moreira Brandão, do 9º ano da Paschoal Comanducci. 

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As escolas também têm trabalhado a parte emocional dos estudantes, incentivando os jovens e reconhecendo os esforços por meio do estímulo das potencialidades, com cartões de incentivo e através de um kit motivacional (contendo materiais escolares).

Além das estratégias pedagógicas, a Escola Estadual Presidente Itamar Franco, em Santa Luzia, tem fomentado o engajamento dos alunos por meio de rodas de conversa — com os jovens, docentes e com os responsáveis — para reforçar a importância do Saeb. 

Conscientização sobre a importância do Saeb

A Escola Estadual Professor Júlio Bueno, do município de Ibituruna, tem trabalhado com aulas expositivas e dinâmicas, e utilizado materiais e ações complementares para a ministração dos conteúdos, como o Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (Mapa) - Saeb, atividades em agrupamento, simulados, entre outros

Maiara Silva Ribeiro, professora de matemática da instituição ressalta que a escola trabalhou de forma contínua, identificando as dificuldades através de instrumentos diagnósticos e do desenvolvimento de propostas para saná-las. "Como educadora, acredito que o Saeb é uma ferramenta muito importante, pois nos auxilia a detectar as dificuldades e as habilidades não alcançadas", pontua. 

O estudante Marco Túlio dos Reis Souza, do 9º ano da instituição, já destaca os benefícios dos agrupamentos. "As atividades em agrupamento facilitaram nossa aprendizagem e não deixaram a rotina monótona", conta o aluno.

"Para mim, o Saeb é como um raio-x, um norte, que vai dizer para onde devemos seguir para aperfeiçoar a educação para os nossos alunos, apontando onde eles estão mais fragilizados e quais conteúdos precisam ser mais abordados", conclui Fabrício Negrão Lopes, professor de matemática da E.E. Paschoal Comanducci.