Educação Educação
Fundação João Pinheiro abre inscrições para municípios mineiros interessados em assessoramento técnico gratuito
Programa criado em 2016 já passou por cerca de cem cidades do estado
19/10/2023 18h20
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Fundação João Pinheiro (FJP)  recebe, até o dia 26/10, inscrições de municípios de Minas Gerais que desejam obter assistência técnica gratuita por meio do  Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem) . O  Edital de Chamamento  para a 16ª edição do programa está disponível no site da instituição, e as inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de um  formulário  on-line. O assessoramento aos municípios selecionados irá acontecer, de forma presencial, entre 15/1 e 9/2/2024.  

O Prinagem é um programa de extensão universitária que designa estudantes do curso de graduação em Administração Pública, coordenados por professores da Escola de Governo (EG/FJP), para a realização de atividades práticas acadêmicas que visam aprimorar os processos e políticas públicas dos municípios contemplados. Os alunos trabalham em colaboração com os gestores municipais em áreas como orçamento e finanças, gestão de recursos humanos, licitações e compras, planejamento, avaliação de políticas públicas, logística, entre outras.

Continua após a publicidade

Programa 

Criado pela Fundação João Pinheiro em 2016, o Prinagem teve sua origem na proposta de oferecer aos estudantes do curso de graduação em Administração Pública uma experiência de extensão universitária que lhes permitisse vivenciar a dinâmica da gestão municipal. Até o momento, o programa já contou com a participação de 242 alunos e atendeu cerca de cem municípios de todas as regiões do estado.

Continua após a publicidade

Em novembro de 2019, o Prinagem foi reconhecido como um dos vencedores do 23º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), validando a iniciativa como uma estratégia importante para o fortalecimento das administrações municipais e para o processo de formação dos estudantes de Administração Pública.