Geral Infraestrutura
Concessionária dá início à primeira etapa da expansão do metrô da Região Metropolitana de BH
Obras devem começar em 2024, após obtenção do licenciamento ambiental
11/10/2023 19h25
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Mterô BH / Divulgação

A concessionária responsável pelo metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deu início aos procedimentos para viabilização da linha 2, que vai integrar a atual linha 1 até o Barreiro. 

A primeira etapa a ser entregue é a elaboração dos estudos ambientais, com previsão de finalização até o início de novembro. Todas as etapas são acompanhadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , responsável pela gestão e fiscalização do contrato de concessão.  

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Em seguida, a concessionária dará início ao processo de licenciamento ambiental para implantação e operação da Linha 2. O novo traçado terá 10,5 quilômetros e vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro. 

Também foram iniciadas as reuniões com lideranças e cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas. O processo conduzido pela concessionária Metrô BH inclui, ainda, a avaliação de cerca de 250 edificações que se encontram irregularmente construídas na faixa de domínio. As ações para liberação destas áreas seguirão a Resolução LII do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte e o diálogo com as partes interessadas já está ocorrendo.

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Melhorias Linha 1 

De acordo com a concessionária Metrô BH, até 2025, dez estações da Linha 1 serão reformadas (Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho). As obras devem começar em dezembro deste ano. 

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Além disso, nove estações serão revitalizadas até 2026 (Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar).  

As estações em obras vão continuar operando normalmente durante o andamento das intervenções. 

Já a estação Novo Eldorado, que vai dar prosseguimento à Linha 1, será implantada em 2026.  

Investimentos 

O contrato de concessão do Metrô da RMBH tem duração de 30 anos. Durante este período, a estimativa é a de que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do Governo Federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2. 

A expectativa é a de que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.