A Kinross, em parceria com a Escola Móvel SESI/SENAI e a Secretaria de Ação Social de Paracatu, realizará no Centro de Referência da Assistência social – CRAS, os cursos de Mecânico de Motos e Informática, ambos com carga horária de 80 horas. Os cursos são gratuitos, as inscrições estão abertas e os interessados podem procurar a Secretaria de Ação Social na Praça JK, 371 no Centro de Paracatu.
Para o curso de Mecânica de Motos serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para o período da manhã e 20 para o período da tarde, com início previsto para 12 de agosto e o término em 10 de setembro. Já o curso de Informática, será iniciado em 9 de setembro, com término previsto para 8 de outubro. Serão disponibilizadas 28 vagas, sendo 14 para o turno da manhã e 14 para o turno da tarde.
Essa ação faz parte do trabalho voltado para a capacitação da comunidade que a Kinross desenvolve e que colabora para a geração de emprego e renda na região. Em 2013, outros cursos foram realizados para empregados, comunidade e pessoas portadoras de deficiência.
Qualificação para a comunidade
Há cerca de quatro anos, a Kinross oferece cursos gratuitos de capacitação para a comunidade de Paracatu e região, em atividades como Mecânico de Manutenção, Eletricista, Soldador e Lubrificador Industrial. Os cursos são realizados em parceria com o SESI/SENAI e priorizam a união da teoria com a prática. Neste ano já foram ofertados nove cursos, abertos também para pessoas com deficiência. Até o final de 2014 está prevista ainda a realização de novos cursos, com uma média de 20 alunos cada.
“Com esse trabalho queremos ampliar as opções de qualificação oferecidas à comunidade. Nossa expectativa é contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho e também na Kinross, por meio de nossos processos seletivos”, acrescenta Flávia Pires, analista de Recursos Humanos da Kinross.
Eliene Barbosa fez o curso de Lubrificador quando ainda não tinha nenhuma experiência no assunto. “Agora que finalizei essa capacitação estou bastante otimista e espero ser contratada em alguma empresa da região”, afirma, lembrando ser mais difícil encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho sem uma qualificação.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.600 terceirizados.
Amanda Barros/Ideiacom