Minas Gerais Teatro
Projeto “Cantinho da Leitura” realizou contação de histórias para crianças de Unaí,MG
Ação aconteceu nos dias 03 e 04 de outubro estimulando o hábito da leitura
05/10/2023 10h43
Por: Paulo Sérgio
Crédito foto : Benício Neto

O Projeto “Cantinho da Leitura” realizou, nos dias 03 e 04 de outubro, a apresentação de contações de história, em três escolas públicas de Unaí (MG). Além das apresentações, as escolas receberam a doação de três estruturas físicas com um acervo de 80 livros de literatura infantil, sendo 10 em braile. A apresentação das contações de histórias é gratuita e terá a participação de intérpretes de libras e monitores.

Continua após a publicidade

O “Cantinho da Leitura” tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural por meio de uma estrutura, em que será possível disponibilizar os livros para as crianças e adolescentes.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece, especialmente, no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação.

Continua após a publicidade

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. O brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Assim, o “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público deste hábito e do acesso às obras.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cantinho da Leitura” tem a produção da Faço Arth, apoio da Komedi e com patrocínio da SLC Agrícola e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Continua após a publicidade

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:

Escola Municipal Euclídes da Cunha, Escola Municipal Padre José de Anchieta e Escola Municipal Eva Maria Vieira.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela SLC Agrícola. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Contato para pautas:

Letícia Herenyi – leticia.herenyi@viracomunicacao.com.br - (11) 97562-3036

Sophia Castro – sophia.castro@viracomunicacao.com.br - (19) 99186-4616