Sexta, 11 de Julho de 2025
14°C 26°C
Paracatu, MG
Publicidade

Laboratório Regional da Copasa garante qualidade em saneamento no Oeste de Minas

Unidade atende a 58 municípios no Triângulo Mineiro e beneficia mais de 900 mil pessoas

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
10/08/2023 às 09h00

Para assegurar o alto padrão de qualidade da água distribuída e do esgoto tratado no Alto Paranaíba, Pontal do Triângulo e Noroeste de Minas, o Laboratório Regional Oeste (LROE) da Copasa realiza, mensalmente, uma média de 2.510 análises, totalizando 31 mil por ano. As atividades beneficiam mais de 900 mil mineiros.  

Continua após a publicidade

Após passarem por avaliação nas estações de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) e ainda nas redes, reservatórios e nos laboratórios locais, as amostras seguem para o laboratório localizado em Araxá, onde são realizadas, de forma complementar, análises mais complexas, que garantem que o esgoto está voltando para a natureza sem poluí-la e que a água atingiu ou até superou os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, contribuindo para a promoção do bem-estar da população.  

O laboratório dispõe de tecnologia em equipamentos e conta com profissionais qualificados, que passam por capacitações constantes. Dessa forma, a unidade está sempre apta a inspecionar com exatidão diferentes fatores nas amostras, como presença de microrganismos, metais, matéria orgânica ou quaisquer outras impurezas.  

Continua após a publicidade

Por meio de sua política de qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas, pesquisa de satisfação de clientes, avaliação de riscos e análise crítica pela gerência, o LROE se aprimora continuamente. “Identificamos e analisamos as oportunidades de melhoria, implementando ações necessárias ao aprimoramento do sistema de gestão, às atividades do laboratório e ao atendimento ao cliente”, explicou Christiane Gomes, química, analista de saneamento e coordenadora do laboratório regional.  

O monitoramento por meio de análises é estabelecido conforme legislações e condicionantes vigentes e atende a frequências semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais. Por mês, são processadas 1,6 mil amostras de água das unidades da Copasa e das captações, e 910 de esgoto tratado e dos mananciais para onde o efluente é devolvido após passar por tratamento, cursos denominados de corpos receptores.  

O LROE, que conta com acreditação junto a CGCRE/Inmetro, na norma ABNT ISO/IEC 17025 - certificação que atesta um padrão de confiabilidade internacional -, está atualmente em fase de obras. Estão sendo investidos cerca de R$ 800 mil na ampliação da unidade. A estimativa é que as obras, iniciadas em janeiro deste ano, sejam concluídas no próximo mês de setembro, o que irá favorecer a ampliação do escopo de parâmetros acreditados pelo laboratório.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.