As disputas extracampo travadas pela Federação Brasiliense de Futebol e pelas diretorias do Unaí/Paracatu e do Brasiliense, que só terminaram depois que o caso passou pelo TJD-DF, deixaram o clima tenso para o confronto de ida das quartas de final do Campeonato Candango neste sábado (12), às 16h, no estádio Frei Norberto, em Paracatu-MG. Beneficiado por uma melhor campanha na fase classificatória, o Jacaré tem a vantagem de jogar o mata-mata por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. A segunda partida está agendada para o dia 20 de abril, no estádio Serejão. O vencedor desse confronto se junta a Luziânia, Brasília e Sobradinho para a composição das semifinais.
Entenda o caso
Essa partida deveria ter acontecido em 28 de março, na mesma cidade de Paracatu-MG, e o vencedor do mata-mata pegaria o Brasília na fase seguinte. Porém, um dia antes, a Federação Brasiliense de Futebol transferiu (fora do prazo legal de 48 horas de antecedência) o jogo para o estádio Serra do Lago, em Luziânia-GO. Sob a alegação de que não teria condições logísticas para transportar a deleção até a cidade vizinha, a diretoria do Paracatu resolveu se apresentar no estádio Frei Norberto, enquanto o Brasiliense se encaminhou para o local determinado pela FBF, o que impossibilitou que a partida acontecesse naquele dia.
As equipes chegaram a fazer o jogo de volta, em Taguatinga, com vitória dos mandantes por 1 a 0. Com relação ao primeiro jogo, a FBF considerou o time mineiro derrotado por W.O. e marcou os confrontos das semifinais com a inclusão do Brasiliense entre os classificados. A direção do Unaí/Paracatu, então, sentiu-se injustiçada, recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva e conseguiu anular a decisão da federação. Por unanimidade, o TJD determinou que as partidas fossem remarcadas, sendo o primeiro jogo neste sábado e o segundo em 20 de abril.
PLACAR AO VIVO
Cada vez que a bola rolar pela 39ª edição do Candangão, o Esporte Candango estará em cada estádio e você poderá acompanhar os resultados de todos os jogos, em tempo real. Aproveite para conhecer nosso novo PLACAR AO VIVO. CLIQUE AQUI.
UNAÍ/PARACATU
Durante o período de paralisação do campeonato, o técnico Gauchinho tratou de acertar a equipe pensando nessa partida de ida. O jogo é tratado pelos mineiros como uma verdadeira decisão. Como o rival tem a vantagem no placar agregado, o Unaí/Paracatu precisa dos três pontos neste sábado para jogar “mais tranquilo” na volta, na Boca do Jacaré.
A diretoria espera contar um forte aliado para esse jogo. Quatro mil ingressos foram disponibilizados aos torcedores ao custo de R$ 20 cada. A expectativa é que todas as entradas sejam vendidas e o estádio Frei Norberto se transforme em um verdadeiro caldeirão para empurrar a Águia do Noroeste em busca da vitória. Na primeira fase, as equipes se enfrentaram no mesmo local e empataram sem gols.
O time comandando por Gauchinho deverá ser o mesmo que enfrentou o Brasiliense na partida realizada no Serejão, mas que acabou anulada pelo Tribunal de Justiça Desportiva. O goleiro Dida chegou a reclamar de algumas dores durante os trabalhos da semana, mas deverá ser liberado pelo departamento médico.
BRASILIENSE
O Brasiliense aproveitou todo o tempo parado durante as resoluções dos problemas extra-campo para recuperar quase todos os atletas do elenco. Entre os principais desfalques estavam o goleiro Welder, o atacante Luiz Carlos e o lateral direito Dedê. Este último é o único ainda sem condições de jogo. Porém, o Imperador deve ficar como opção no banco de reservas devido a falta de ritmo de jogo. O técnico João Carlos Cavalo aproveitou os mais de 10 dias para ajustar o posicionamento da equipe, que vem treinando no esquema 4-2-3-1.
No que diz respeito especificamente ao duelo contra o Unaí/Paracatu, a opinião do grupo é unânime. Todos concordam que a partida deste sábado será diferente das duas anteriores entre as equipes na Candangão (pela primeira fase e o jogo anulado das quartas de final). “Agora é uma outra história, conhecemos o campo que vamos jogar, sabemos os pontos fortes e fracos do time deles e além disso esse tempo parado nos deu um fôlego a mais”, analisou o goleiro Welder.
Para o camisa um do Jacaré, a partida válida pela primeira fase da competição, que acabou em 0 x 0, foi uma das piores atuações do time na atual temporada, mas a partir daquele jogo, o grupo mudou a postura, inclusive nas atividades durante os treinos. “Depois daquela semana a nossa equipe mudou até nos treinamentos, tivemos uma conversa inclusive com o nosso presidente. Sabemos que eles vão ter torcida a favor, mas o nosso time está com mais vontade nesse momento”, concluiu Welder.
Jogo de volta
Para fugir da concorrência com a partida entre Flamengo e Goiás pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, dia 20 de abril às 18h30, transferida do Maracanã para o Estádio Nacional Mané Garrincha, o duelo de volta entre candangos e mineiros passou das 16h para às 10h, no Serejão.
Fonte: Esporte Candango