Em Paracatu, no Noroeste do estado, que tem 89 mil habitantes, a violência anda assustando os moradores. De janeiro até agora foram registrados 22 homicídios. Quantidade que já é maior que o nível aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de dez homicídios por ano, para cada grupo de 100 mil habitantes.
De acordo com o delegado regional Hamilton Fernandes Cravo, outras 43 tentativas de homicídio foram registrados no mesmo período este ano. Mas os dados de 2013 são ainda mais assustadores. Foram 51 assassinatos e 107 tentativas de homicídio. Problemas com drogas e disputa entre gangues são alguns dos motivos. "A maioria dos crimes que temos aqui é cometido por jovens, tanto do autor quanto a vítima, são pessoas abaixo dos 30 anos, e todos com antecedente na área criminal, como roubo e tráfico de drogas ", disse o delegado.
Ainda segundo o delegado, em 15 casos registrados este ano os autores foram identificados.No ano passado, a autoria de 36 homicídios foi conhecida. Já o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel José Reinaldo Parreira, reconhece que a situação na cidade é preocupante. Segundo ele, a proximidade com os estado de Goiás e o Distrito Federal está facilitando a entrada de armas. "Paracatu é uma cidade grande, com várias áreas vicinais, temos uma BR que corta a cidade, e isso gera a chegada de muitas armas. A Polícia Militar não tem controle efetivo sobre isso", explicou o tenente-coronel.
Fonte:G1