Do Zimbabwe à Juvenília. O Grito Rock Mundo volta a conectar o planeta no início deste ano. O festival fomenta uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Milho Verde em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Madri, na Espanha.
Produzido de forma colaborativa desde 2007, foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá - capital do Mato Grosso no centro oeste brasileiro - e em 2014 acontecerá no período de 20 de fevereiro a 30 de março nessas quase 400 cidades do mundo, e pela primeira vez em Paracatu. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local. Ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, cria também conexões em âmbito global.
Em Paracatu, a 1ª edição do Grito Rock está marcado para dia 29/03 na praça da “Unitec” . Na programação estão previstos shows de rock autoral com as bandas Mad Matters de Go, Darshan DF, Banda Trampa e Etno também do DF, oficinas de artes, grafite, meio ambiente, cineclube, capoeira, debates e ações formativas. Haverá também a transmissão on line do Grito para quem quiser acessar de casa e conferir os shows. A produção do evento é de Cida Correia e Andréa Cordasso, a realização é de O Mochileiro ecoturismo e eventos radicais juntamente com a Prefeitura Municipal.