Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Defesa Social esteve em Paracatu na última Terça Feira

O objetivo da visita da secretaria é propor ações para inibir a criminalidade em Paracatu.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Fonte e Fotos: Site da Prefeitura de Paracatu
20/02/2014 às 19h06
Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Defesa Social esteve em Paracatu na última Terça Feira
A secretária adjunta da SEDS (Secretaria de Estado de Defesa Social), Cassia Virgínia Gontijo esteve em Paracatu, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, para discutir a questão da Segurança Pública na cidade, juntamente com os membros da COMSEGPTU (Conselho Municipal de Segurança Pública de Paracatu).
Conforme a fala do Prefeito na abertura da reunião, esta visita é fruto do encontro que o prefeito, Olavo Condé teve com o governador, Antônio Anastasia, no dia 29 de janeiro, em Belo Horizonte. Na ocasião o prefeito fez um relato da situação da segurança pública em Paracatu e, ao final, entregou um documento requerendo medidas enérgicas do Estado.
Durante a reunião, realizada em Paracatu, vários aspectos foram levantados acerca do crescente índice de violência no município, o recorrente problema com a questão do tráfico de drogas e a venda de armas de fogo entre outros assuntos que inclusive já eram de conhecimento da Secretária.
Conforme explicou a Secretária essa reunião teve como objetivo trazer algumas sugestões e propor ações para inibir a criminalidade em Paracatu. “Os índices da violência na cidade são alarmantes e estamos aqui hoje para definir de que forma vamos reverter isso”, afirmou Cassia.
Para tanto a secretária citou algumas medidas que serão tomadas para reverter a atual situação, como a inclusão de Paracatu no grupo G14 que agora será o G15, grupo de municípios considerados prioritários pelo Governo do Estado para ações de Segurança Pública. “Vamos trazer para Paracatu o Grupo de Intervenções Estratégicas”, disse. Essa ação faz parte do Programa Fica Vivo! da SEDS que é baseado em dois eixos de atuação: intervenção estratégica e proteção social. O grupo de intervenção estratégica reúne os órgãos de Defesa Social (polícias Civil, Militar e Federal), o Poder Judiciário, o Ministério Público e as prefeituras municipais. Esse eixo tem como responsabilidade o planejamento e a coordenação de uma repressão qualificada e eficiente.
Outra medida será a implantação da Operação Divisa Segura e a Operação Impacto, “essas são atividades conjuntas de repressão qualificada, para retirar do convívio da sociedade as lideranças criminosas e, operações de prevenção mostrando para os cidadãos a presença do Estado nas ruas”, disse a Secretária.
Também foi sugerido na reunião a vinda, por meio da Polícia Militar, do Programa Polícia e Juventude que atua na esfera da prevenção e que traz resultados positivos para as comunidades onde acontecem.
Respondendo a diversos questionamentos direcionados a atuação da Delegacia local, o chefe da Polícia Civil, Jeferson Pereira, comentou que um dos problemas que a Polícia Civil enfrenta em Paracatu é a questão do recurso humano. “Realmente nosso efetivo aqui é diminuto, há falta de investigadores para atuarem, mas essa é uma das dificuldades que serão em parte sanadas com a abertura do concurso público já autorizado pelo Governo, onde serão ofertadas mais de 300 vagas. Outro avanço é a chegada de um perito médico para esta Comarca”, falou.
Já os questionamentos direcionados à Polícia Militar foram recebidos pelo Coronel Brito, Chefe do Estado Maior da PMMG que falou: “Estamos fazendo uma revisão em nossas estratégias utilizadas em Paracatu. Temos que mudar nossa atuação aqui na região”.
Participaram da reunião o prefeito Olavo Condé e o Vice prefeito, José Altino, os secretários de Planejamento e Gestão, Erasmo Neiva e o de Fazenda, Flávio Ramos. Os membros do COMSEGPTU, além de representantes dos poderes legislativo, executivo e do judiciário, destacando a presença do juiz de direito, Rodrigo Assumpção, da Vara Criminal, a promotora de justiça, Mariana Carneiro e todos os delegados que atuam em Paracatu, além de policiais militares do Batalhão da cidade.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.