A Imagem sobre uma pichação de um suposto símbolo nazista no portão da Escola Municipal Lúcia Cruz no bairro Bela Vista levou um certo pânico às redes sociais. Houve até relato de mães se juntando e formando grupo de WhatsApp para discutir e exigir mais segurança nas escolas de Paracatu.
Em investigação acerca do suposto símbolo que teria sido desenhado recentemente, foi descoberto que o desenho data de abril de 2022, fato que pode ser verificado através das imagens feitas no Google Maps, neste mês, onde já é possível verificar o desenho na porta da escola.
O que aconteceu é que ninguém notava a imagem, nem a direção da escola se lembrava dela, mas um pai percebeu, tirou fotos, e isso virou notícia sem checagem.
A Polícia Militar diante do alarde causado com mais uma notícia falsa, esteve no local para averiguar se era realmente símbolo nazista, mas descartou esta possibilidade. Segundo o militar Alessandro Padilha, a pichação não é um símbolo nazista e sim budista.
“Nessa escola foi desenhado um símbolo budista, se a intenção fosse de fazer a suástica nazista, quem pichou, não sabia o que estava fazendo. Provavelmente, a intenção era causar tumulto ou pânico. Esse símbolo budista é uma suástica invertida. A PM se fez presente no local e continua o policiamento preventivo “, explicou o PM.
Registramos nosso repúdio a notícias falsas que causam terror a população Paracatuense muitas vezes fazendo com que pais não levem seus filhos para a escola, afetando a educação que é uma das maiores armas contra a violência e desinformação.
Matéria feita em conjunto por cinco jornalistas de Paracatu