Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

O deputado estadual Almir Paraca, preocupado com a violência em paracatu solicita apoio à kinross

Um dos focos da reunião foi a preocupação no enfrentamento da violência em Paracatu

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Foto: Mandato Almir Paraca
17/01/2014 às 15h11
O deputado estadual Almir Paraca, preocupado com a violência em paracatu solicita apoio à kinross

O deputado estadual Almir Paraca reuniu-se, na sexta-feira, 10/01, com o gerente geral da Kinross – Paracatu, Gilberto Calos Nascimento Azevedo, com representantes das comunidades urbanas limítrofes da mina e com o presidente da Central de Associações de Bairros de Paracatu, Mauro Mundin.

Continua após a publicidade

Na pauta da reunião três questões centrais:

O trabalho comunitário, coordenado pela central de associações de bairros, promovendo associações de bairros, promovendo a regularização fundiária urbana, o enfrentamento da violência no município e o Paracatu 2030 (Plano de Desenvolvimento Sustentável Local).

Continua após a publicidade

Com relação à regularização fundiária a solicitação foi que a empresa incorporasse nas prioridades de suas ações de responsabilidade social desenvolvidas com as comunidades vizinhas da mina, o apoio à regularização fundiária que consiste no principal problema enfrentado por aquelas comunidades, demanda que alcança a quase totalidade dos imóveis. Foi esclarecido que tal apoio pode ser viabilizado com a realização de serviços de agrimensura e pagamento de despesas cartoriais, por tratar-se de processos de usucapião.

No que diz respeito ao Plano de Desenvolvimento Sustentável (Paracatu 2030), foi solicitado à empresa auxílio na mobilização dos parceiros, que ajudaram a financiar o Plano, para a construção de um calendário de implantação.

O parlamentar disse aos presentes que a violência que intranquiliza toda a população paracatuense deve ser enfrentada com a oferta de programas para a juventude em situação de vulnerabilidade social. Como tal percepção é consensual entre lideranças e autoridades locais evidencia-se a necessidade de realizar um diagnóstico e definir as bases da intervenção. A demanda apresentada foi que a mineradora disponibilizasse o trabalho de uma empresa de consultoria para auxiliar na elaboração do diagnóstico.

A mineradora posicionou-se positivamente e reconheceu legitimidade e a adequação das demandas apresentadas, ficando com ao compromisso de analisá-los e de dar retorno o mais breve possível.

Fonte:Almir Paraca


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.