A abertura oficial foi realizada na noite de sábado, 11/01, no Ginásio do Jóquei Clube Paracatuense. O evento esportivo é inédito na cidade e atraiu quase cem delegações dos mais diversos estados brasileiros e do Paraguai.
A cerimônia de abertura cumpriu com todos os requisitos exigidos em grandes competições e foi orientada pela equipe da Dom Bosco Promotion, empresa de organização esportiva internacional, com mais de 15 anos de experiência no mercado futebolístico.A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, trabalhou durante meses em 2013 para viabilizar a realização da copa na cidade, uma vez que a competição tem a missão de revelar talentos para o mundo do futebol com significativa repercussão por todo país e mundo afora.O presidente da Dom Bosco Promotion, Hussein Zaim, ressaltou em seu pronunciamento que os eventos organizados em parceria com as prefeituras são marcados por um espírito fraterno e harmonioso. Na oportunidade agradeceu o apoio do prefeito, do vice-prefeito e do secretário de esportes junto com todos os colaboradores que não têm medido esforços para o êxito de toda competição.Para o Secretário de Esportes do Município, o trabalho é árduo e a responsabilidade é redobrada, entretanto, a satisfação que a cidade de Paracatu tem de sediar pela primeira vez um evento de tamanha grandiosidade é gratificante e encorajador.
“Ousar fazer mais pelo esporte local é um dos desafios da atual administração, pois é certo que o esporte é uma das ferramentas mais eficazes no que se refere a garantir um futuro melhor às nossas crianças, levando-as para longe da violência e das drogas. Por isso, investimos no esporte, que entre outras ações, também é sinônimo de cidadania. Vamos continuar juntos buscando um futuro repleto de boas oportunidades e vitórias para nossas crianças, adolescentes e jovens”, afirmou o secretário. Após a concentração das delegações e iniciada a solenidade, momentos marcantes emocionaram o público que prestigiou a abertura da Copa. Momentos marcantes chamaram a atenção do público. A entrada dos símbolos patrióticos foi um deles. A bandeira do Brasil foi conduzida por Dario Alegria, grande atleta do futebol brasileiro profissional, com passagens por diversos clubes. A bandeira do Estado de Minas Gerais foi conduzida por Adenaldo Gonçalves de Souza, que tem representado o ciclismo paracatuense em vários estados brasileiros e a bandeira do município de Paracatu foi conduzida por Ubaldo Junio Mundim Lopes, veterano do nosso voleibol.
Após a execução dos hinos Nacional e a Paracatu outro momento de destaque foi a entrada do fogo simbólico conduzido por Marco Antônio de Oliveira, representando a modalidade esportiva Jiu-Jítsu – Sarapó, como é conhecido, que, entre outras grandes conquistas, se tornou o primeiro faixa preta de jiu-jítsu do Noroeste de Minas.O acendimento da Pira Olímpica foi feito pelo atleta Sarapó junto com o prefeito municipal e o secretário de esportes. Em seguida, dois atletas, o paracatuense, Lourenço Silva Ulhoa e o paraguaio Ricardo Aranha proferiram o juramento do atleta em português e espanhol para todos os presentes. Na sequência, apresentações culturais, como um mix de coreografias da Academia New Center Fitness, com o apoio de Zambê e ponto Fitness e a Capoeira da Associação Arte Mundial, antiga Ave Negra, do Mestre Gilvan abrilhantaram ainda mais a festa do esporte em Paracatu.
Para marcar o encerramento da abertura oficial da 1ª Copa Internacional de Futebol de Paracatu, o prefeito acompanhado da primeira dama, do vice-prefeito, da secretária de governo, da vereadora Marli Ribeiro, representando o legislativo na mesa de honra e do secretário de esportes, declarou aberta oficialmente a competição desejando muita sorte, sucesso às delegações e finalizando suas palavras pedindo a proteção de Deus a todos.Os jogos começaram no dia 10 de janeiro de 2014 vão até o dia 17 de janeiro do presente ano. Outras informações sobre os jogos da 1ª Copa Internacional de Futebol de Paracatu podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes pelo telefone: (38) 3671 8636.