Sexta, 04 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Prefeitura de Paracatu lança 'Programa Fila Zero' e promete zerar fila de cirurgias

Na primeira etapa do programa, serão atendidos mais de 700 pacientes para diferentes tipos de cirurgias.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: com informações: Prefeitura de Paracatu
28/02/2023 às 13h31
Prefeitura de Paracatu lança 'Programa Fila Zero' e promete zerar fila de cirurgias
A Prefeitura de Paracatu lançou nesta terça-feira (28), o Programa Fila Zero, que tem o objetivo de realizar todas as cirurgias eletivas acumuladas no sistema de saúde pública do município. O aporte inicial da Prefeitura de Paracatu é de R$ 4 milhões. Mais de de 2 mil pessoas que estão no aguardo das cirurgias, serão beneficiadas.
 
De acordo com a prefeitura,  há pacientes na fila por uma cirurgia há mais de 10 anos. A maioria destes pacientes já não alimentava qualquer esperança de que a situação pudesse um dia ser resolvida.

O programa Fila Zero é uma parceria entre a Prefeitura de Paracatu e o Consórcio Intermunicipal do Alto Paranaíba (CISALP). Com área de abrangência compreendendo a região do Alto Paranaíba e Noroeste, o CISALP foi criado justamente para atender às demandas complexas de saúde na região. Desde 1998 atua em parceria com os municípios, apresentando resultados satisfatórios e de qualidade em procedimentos de saúde.

Continua após a publicidade

Na primeira etapa do programa, serão atendidos mais de 700 pacientes para cirurgias oftalmológicas (cataratas), cirurgias vasculares (varizes), cirurgia geral (hérnia e vesícula), ortopedia (joelho e ombro), vasectomia, além de atendimentos de mastologia, cabeça, pescoço etc.Os pacientes serão contactados por telefone e orientados a comparecerem para atualizar exames e agendamentos.

O cronograma das cirurgias obedece a um planejamento, de modo que não será esgotada toda a demanda de uma única vez. Pacientes que alteraram os números de seus telefones deverão procurar a Secretaria de saúde e efetuar a atualização. Devido à complexidade, grande parte dos procedimentos serão realizados fora de Paracatu, com o município respondendo pelas custas relativas ao transporte dos pacientes. Na medida que o Fila Zero se desenvolve, outros pacientes serão chamados para realizar a cirurgia.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.