De acordo com as primeiras informações da assessoria de comunicação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), a colisão aconteceu por volta das 6h30, na altura do KM 280. O micro-ônibus é do Serviço de Transporte em Saúde (SETS) que transportava pacientes de Rubelita para tratamento em Montes Claros.
Testemunhas informaram que chovia no momento da batida e que o condutor da carreta teria perdido o controle da direção, fazendo um “L” e colidido contra o micro-ônibus, que estava na pista contrária.
O veículo pertence ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp). O secretário executivo da empresa, Célio Brito, informou que o motorista é experiente e estava devidamente cadastrado para fazer a viagem. Ainda segundo ele, a manutenção e a documentação do veículo estão em dia.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o resgate das vítimas, que foram encaminhadas para hospitais de Taiobeiras e Salinas.
Segundo a Polícia Militar de Rubelita, os pacientes faziam tratamento em Montes Claros todas às segundas e terças-feiras. O grupo saiu do município às 4h. As vítimas realizavam hemodiálise, exames do coração e outras consultas. Nesta segunda, 26 pessoas estavam no transporte.
Ainda de acordo com a corporação, o prefeito de Rubelita, Inael Murta, e alguns secretários estão no local do acidente, que fica a 30 quilômetros da cidade.
A lista com o nome dos mortos e dos feridos deve ser divulgada no fim da manhã.
Estado de saúde
Cerca de nove pessoas foram socorridas para o Hospital Municipal de Salinas. Os feridos apresentavam várias fraturas, traumas torácicos e cortes na cabeça. Entre os pacientes, estava uma menina de apenas 6 meses que teve traumatismo craniano.
Segundo o hospital, ela e as outras pessoas com o quadro clínico mais grave foram encaminhados a um hospital de Montes Claros.
Algumas das vítimas, que apresentavam escoriações e sem risco de morte, foram atendidas ainda no local pelos socorristas do Samu e, em seguida, levadas para Rubelita em ambulâncias da cidade.
O motorista da carreta, José Carlos Vieira, de 37 anos, que é de Curitiba e ficou preso às ferragens, também foi para o hospital de Salinas. O condutor do micro-ônibus não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Desespero
Ainda segundo militares, os moradores de Rubelita ficaram desesperados com a notícia do acidente. O município tem aproximadamente 7.000 habitantes. O velório das vítimas deve acontecer na Câmara Municipal.
"A cidade está em choque. Ninguém esperava por essa tragédia. Ainda não sabemos qual vai ser o horário de velório e sepultamento", informou um morador da cidade, que pediu para não ter o nome divulgado.
Trânsito
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido ao acidente, meia pista do trecho foi fechada no sentido Montes Claros para os trabalhos da perícia e remoção dos corpos. No entanto, de acordo com a PRF, não há registro de congestionamentos.
Outros acidentes
Neste mês, outros dois acidente foram registrados na BR-251. No dia 7, dois caminhoneiros ficaram feridos após uma colisão frontal na altura da cidade de Francisco Sá. Chovia no momento do acidente.
Já no dia 16, duas carretas pegaram fogo após uma colisão frontal na altura do KM 295, em Salina. Os condutores não ficaram feridos, mas a pista ficou interditada por cerca de 18 horas.