Até o dia 28 de fevereiro, a Nexa, em parceria com o Senai-MG, está com inscrições abertas para o Programa de Aprendizagem exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência, nas áreas de operação de mina e tratamento de minério e de manutenção de equipamentos de mineração. A oportunidade é dedicada para jovens que estão cursando o ensino médio, tem entre 18 e 22 anos, residir na cidade, além de disponibilidade para fazer o curso de quatro horas por dia. No caso de pessoas com deficiência, o candidato ou candidata pode ter até 35 anos. As inscrições podem ser feitas na plataforma Gupy no site https://vempranexa.gupy.io
Na cidade de Vazante, são oferecidas 26 vagas para o curso de operação de mina e tratamento de minério. Em Paracatu, são 21 vagas dedicadas para manutenção de equipamentos de mineração.
O programa é apenas uma das iniciativas sociais e de capacitação que fazem parte da estratégia ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) da Nexa, que busca dar mais visibilidade a pluralidade dentro da companhia e ampliar a participação feminina dentro do setor de mineração.
De acordo com Joyce Barrancos, gerente de Talent Management da Nexa, o programa tem como objetivo qualificar pessoas de ambas as cidades e trazer mais mulheres e pessoas com deficiência para dentro da companhia. O Programa de Aprendizagem vai além da possibilidade de trabalho na Nexa, abrindo portas para o mercado como um todo. Essa é uma iniciativa focada na capacitação, em que jovens podem se preparar e definir qual caminho querem trilhar profissionalmente”, comenta.
Ambos os cursos serão compostos por aulas teóricas e práticas, com duração de um ano e seis meses. Ao final do programa, as pessoas vão receber certificado de qualificação profissional emitido pelo SENAI, válido em território nacional. Todas as etapas do programa, desde a seleção, são gratuitas.