Os municípios de Paracatu e Unaí, na região Noroeste de Minas, receberão 16 câmeras do Olho Vivo cada, totalizando investimento de R$ 50 milhões pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito ontem, pelo secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, durante reunião da cúpula da segurança pública em Paracatu. Também estiveram presentes na reunião o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel PM Divino Pereira de Brito, e a chefe- -adjunta da Polícia Civil, delegada-geral Maria de Lurdes Camilli.
De acordo com Rômulo Ferraz, a escolha das cidades foi baseada em critérios objetivos, como tamanho da população e índices de criminalidade. Nesses municípios, os equipamentos serão instalados no primeiro semestre de 2014. "Se possível, vamos concluir a implantação até o mês de março. Nos locais em que as câmeras foram instaladas observamos redução dos crimes contra o patrimônio entre 30 e 40%", afirmou o secretário.
O coronel Brito anunciou a destinação de 51 novas viaturas à 16ª Região Integrada de Segurança Pública, das quais 19 serão encaminhadas, até o fim do ano, ao Batalhão de Paracatu. A unidade policial também receberá 146 coletes a prova de bala, 15 rádios, três notebooks, três rádios e sete GPS. A Polícia Civil em Unaí, por sua vez, recebeu três viaturas e ainda receberá outras duas, conforme explicou a delegada-geral Maria de Lurdes Camilli.
O efetivo policial da região também será reforçado com a entrada em exercício, em todo o Estado, de 120 médicos legistas e 95 peritos, já aprovados em concurso da Polícia Civil, e com a realização de concurso da Polícia Militar, com 1,7 mil vagas para policiais e 1,3 mil para servidores administrativos.
DEMANDAS - Durante a reunião, as lideranças policiais locais e representantes do Ministério Público e Poder Judiciário apresentaram algumas solicitações relacionadas aos sistemas prisional e socioeducativo. O secretário Rômulo Ferraz explicou que há recursos garantidos para construção de 13 unidades prisionais no Estado e ampliação de outras quatro, incluindo a de Unaí. Assim que a obra for finalizada, aumentando em 400 vagas a capacidade do presídio, a cadeia de Vazante poderá ser desativada, como solicitam os representantes locais.
Quanto ao sistema socioeducativo, foi inaugurado, neste ano, o Centro Socioeducativo de Unaí, com 90 vagas. Além da utilização das vagas para suprir a necessidade da região Noroeste, o secretário reforçou a importância de ser feita uma articulação com o município para as medidas de Meio Aberto. "Vamos avaliar com os municípios de Paracatu e Unaí a possibilidade de desenvolver as medidas de Meio Aberto, que estão previstas no ECA e são muito importantes para os casos de prevenção a crimes mais graves", falou o secretário.