A diretoria do Unaí Esporte Clube informou, com exclusividade ao Esporte Candango, que o clube está deixando a cidade de Unai-MG para firmar sede em Paracatu-MG, localizada a 240 quilômetros da capital federal. O time mineiro passará a ser chamado de Paracatu Futebol Clube (cores: branco, azul royal, vermelho e amarelo). Elias Andrade, presidente da agremiação, informou que, entre outras causas, o motivo principal dessa mudança é o pouco apoio que a diretoria tem conseguido nos últimos anos. Situação que, segundo ele, será bem diferente na nova casa.
"Com o pouco apoio e a falta de estrutura em Unaí-MG, realmente ficou difícil continuar na cidade. Todo ano era sempre a mesma coisa. Acabava o campeonato e ficávamos devendo todo mundo", justifica-se Elias Andrade, que acrescenta dizendo que na nova cidade ele terá melhores condições para tocar o time. "Lá em Paracatu-MG vai ser diferente. O prefeito Olavo Condé se encarregou de ir com a diretoria nas grandes empresas locais para buscar recursos. Paracatu é uma cidade muito forte no turismo, tem grandes empresas, como a mineradora, a faculdade de medicina e outros empresários que estão interessados em abraçar o projeto", garante.
Elias Andrade reforça que a parte estrutural que o clube terá em Paracatu será um diferencial. "Paracatu tem 80 mil habitantes e não tem um time de futebol profissional. O estádio está sendo reformado e tem capacidade para 8 mil pessoas. Também vamos ter uma estrutura boa para realizar o nosso trabalho". A torcida unaiense sempre demonstrou muita paixão pelo clube nos jogos realizados no estádio Urbano Adjunto. Para o cartola, isso fará falta, mas ele espera que o PFC (Paracatu Futebol Clube) conquiste esse mesmo apoio na nova cidade-sede. "Realmente, a torcida de Unai é apaixonada pelo clube. A gente espera conseguir esse mesmo carinho em Paracatu".
Ainda com relação a mudança do clube, o dirigente garante que não se trata de uma parceria com prazos determinados. "Não é apenas uma parceria. O Unai Esporte Clube está sendo extinto e vai transformar-se em Paracatu Futebol Clube. A razão social e o CNPJ permanecem os mesmos. Vamos mudar apenas o nome fantasia. Não é uma parceria com prazos definidos. É uma mudança definitiva, parecida com a situação do Boa Esporte e do Ipatinga que virou Betim", explica.
Um dos problemas que essa mudança poderia gerar é quando os clubes de Brasilia forem atuar em Paracatu. Serão 70 quilômetros a mais de distância. Segundo o dirigente do clube mineiro, essa situação já está solucionada com os demais participantes do Candangão 2014. "Tivemos uma conversa com todos os clubes e apenas o Atlético Ceilandense e o Capital não queriam concordar com os jogos em Paracatu, mas depois chegamos a um acordo. De Brasília a Unaí são 170 quilômetros. Já de Brasília a Paracatu são 240 KM. Eu me comprometi com os demais clubes que forem nos visitar arcar com o transporte deles referente a essa diferença de quilometragem. Eles não se opuseram e isso será colocado em ata no arbitral de sexta-feira", garante.
Apesar da mudança de cidade, a diretoria do Unai será a mesma. Quem garante isso é o próprio Elias Andrade. "A diretoria será a mesma. O que vai mudar é que toda receita oriunda de patrocínio que a gente conseguir em Paracatu será administrada por uma comissão de pessoas locais. Essa comissão será devidamente nomeada pelo clube em conjunto com a Secretaria de Esportes da cidade".
A cidade de Paracatu tem 80 mil habitantes, cinco mil a mais que a vizinha Unaí. A apresentação do elenco e comissão técnica do agora Paracatu Esporte Clube está prevista para acontecer entre os dias 15 de 20 de novembro. As outras equipes participantes do Candangão de 2014 são Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilandense, Ceilândia, Formosa, Gama, Legião, Luziânia, Santa Maria e Sobradinho.
Candangão 2014
Na próxima sexta-feira, a partir das 11h, será realizado o Conselho Arbitral do Candangão de 2014. A tendência é que o campeonato seja disputado em um formato parecido com o utilizado no Paulistão. Na primeira fase, as 12 equipes se enfrentam em turno único, todas contra todas. Ao final da fase, os oito times melhores colocados se enfrentam em mata-mata, apenas duelo de ida, até que os dois finalistas sejam conhecidos. A decisão seria em confronto duplo. A definição oficial, no entanto, será conhecida apenas após o arbitral.