Cidade Paracatu Meio Ambiente
Parceria para reabilitação ambiental de áreas mineradas
Convênio terá duração de dois anos e contempla estudos para melhoria dos processos de revegetação, monitoramento e treinamento das equipes de meio ambiente
28/01/2023 15h44 Atualizada há 2 anos
Por: Paulo Sérgio Fonte: Assessoria/kinross
Divulgação

Um acordo em prol do meio ambiente. No final de 2022, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Kinross firmaram acordo de cooperação técnica para reabilitação ambiental das suas áreas mineradas. Esta parceria prevê, durante dois anos, assistência de especialistas da universidade no desenvolvimento de estudos para melhoria dos processos de revegetação.

Além disso, contemplará o monitoramento dos diferentes processos de recuperação ambiental na região do Morro do Ouro e treinamentos das equipes internas de Meio Ambiente para o uso de novas tecnologias para recuperação ambiental.

Continua após a publicidade

O professor do Departamento de Solos da UFV, Igor Assis, será o coordenador do projeto. Assis tem 43 anos e é natural de Araxá, mas cresceu em Itabira, berço da mineração no Brasil. Os primeiros passos do trabalho na Kinross já serão dados agora em janeiro. “A minha expectativa é muito boa. A empresa valoriza esse trabalho de pesquisa e nos dá muito apoio”, revela o professor que já atuou em Paracatu quando ainda era estudante, no início dos anos 2000.

Segundo o diretor de Sustentabilidade e Licenciamento da Kinross, Alessandro Nepomuceno, a empresa retoma parceria com a UFV depois de dez anos: entre 1993 e 2012, realizou projetos de melhoria de gestão da recuperação das áreas mineradas. “Os estudos realizados pela UFV foram base para a construção dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, que precisam ser revistos periodicamente, conforme estabelecido em lei”, explica.

Continua após a publicidade