Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Morre em Belo Horizonte aos 107 anos Coracy Uchôa Pinheiro, Natural de Paracatu

Primeira mulher a ocupar o posto de primeira-dama do Distrito Federal

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Foto: Maria tereza correia/EM/D.A PRESS
14/09/2013 às 16h18
Morre em Belo Horizonte aos 107 anos Coracy Uchôa Pinheiro, Natural de Paracatu
Morreu sexta-feira (13), aos 107 anos, em Belo Horizonte, Coracy Uchôa Pinheiro, mulher do pioneiro Israel Pinheiro. Nascida em Paracatu, em Minas Gerais, ela participou da construção de Brasília e foi uma das primeiras moradoras do Catetinho.

Aos 17 anos, Coracy foi viver na capital mineira, onde conheceu o marido em 1926. Eles se casaram no ano seguinte e tiveram nove filhos. Em 1946, o casal se mudou para o Rio de Janeiro.

Neste sábado (14), o governador Agnelo Queiroz divulgou nota de pesar afirmando que Coracy teve importante papel, ao lado do marido, na construção do sonho de criar a nova capital do país.

“Ao lado de seu marido, Israel Pinheiro, dona Coracy deixou Minas para desbravar o Planalto Central e cravar aqui o ‘X’ que se tornaria mais tarde a moderna capital de todos os brasileiros. Ela enfrentou o cerrado para ajudar seu marido a construir um sonho”, diz a nota.

Nota de pesar do governador Agnelo Queiroz
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento da primeira mulher a ocupar o posto de primeira-dama do Distrito Federal, Dona Coracy Uchôa Pinheiro, aos 107 anos, em Belo Horizonte (MG).

Ao lado de seu marido, Israel Pinheiro, Dona Coracy deixou Minas para desbravar o Planalto Central e cravar aqui o 'X' que se tornaria mais tarde a moderna capital de todos os brasileiros. Ela enfrentou o cerrado para ajudar seu marido a construir um sonho.

Por conta de sua bravura, Dona Coracy recebe as homenagens dos candangos e de toda a população do Distrito Federal, que vão manter viva na memória a imagem da mulher que, ao lado de seu marido, entregou a chave da nova capital do país ao presidente da República Juscelino Kubitschek.

Agnelo Queiroz”

Fonte:G1
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.