Quinta, 04 de Junho de 2026
15°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Rompimento de tubulação da Copasa causa desabastecimento de água em Paracatu

Estimativa é que fornecimento de água seja normalizado na noite de hoje (16/01)

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
16/01/2023 às 11h34
Rompimento de tubulação da Copasa causa desabastecimento de água em Paracatu
Da internet

Um vazamento de água em uma adutora que passa na rua Maria Monteiro, em Paracatu, mobilizou técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) na manhã desta segunda-feira (16/01). O rompimento da tubulação causou a interrupção emergencial do fornecimento de água para os bairros Bom Pastor, Cidade Jardim, Cidade Nova, Parque do Príncipe, Prado e São João Evangelista. 

Continua após a publicidade

De acordo com o encarregado do sistema, Cézar Rezende, as equipes estão mobilizadas para regularizar a situação o mais breve possível. "Para executar o trabalho, a rede precisa estar vazia. Por isso, precisamos fechar alguns registros. A estimativa é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, nesta noite (16/01). Até a normalização, continuaremos monitorando o cenário e realizando manobras para minimizar os impactos", explicou. 

O reaterro da vala (fechamento com terra) e a recomposição asfáltica serão realizadas posteriormente, já que o solo precisa estar bem seco para receber o material. Do contrário, a umidade pode comprometer a qualidade do serviço executado. Até o término dos serviços, o local permanecerá sinalizado. 

Continua após a publicidade

 As causas do problema que levaram ao problema na adutora ainda são desconhecidas. Os vazamentos podem ocorrer por diferentes motivos: como perfuração dos canos durante realização de obras, movimentação natural do solo provocada pela umidade, desgaste natural da rede em decorrência do tempo, tempestades e até mesmo pelo tráfego de veículos pesados, incompatíveis com as vias. 

Consumo consciente 

A Companhia ressalta que está empenhada em garantir o fornecimento de água de qualidade a todos, mas pede a colaboração da população em relação ao consumo consciente. Simples ações do dia a dia contribuem para essa economia. Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, é importante manter a torneira fechada, e abrir apenas na hora de enxaguar. Usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e utilizar vassouras para limpar as calçadas também fazem toda a diferença. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.