Blitzes da Lei seca vão chegar nas Cidades do interior de Minas
Fiscalizações vão ocorrer a partir dos próximos meses de setembro e outubro
Por: Paulo SérgioFonte: Foto: Marcilene Neves/Agencia
24/08/2013 às 12h42
A campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, realizada desde 2011 em Belo Horizonte, começou ontem a ser disseminada para a região metropolitana e o interior de Minas. Cerca de 90 bombeiros e policiais militares e civis de 12 municípios participaram de um treinamento na capital para adotar a fiscalização rotineira em suas localidades. A previsão da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) é que as blitze ocorram a partir de setembro ou outubro próximos, quando as cidades vão receber equipamentos como bafômetros, filmadoras e motos.
A expansão da campanha abrange Betim e Contagem, na região metropolitana, Juiz de Fora, na Zona da Mata, Uberlândia e Uberaba, no Triângulo, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Ipatinga, no Vale do Aço, Montes Claros, na região Norte, Divinópolis, na Centro-Oeste, e Lavras, Poços de Caldas e Pouso Alegre, no Sul de Minas. “Escolhemos as cidades com maiores densidade populacional e incidência de acidentes”, explicou o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.
Geralmente as ações da Lei Seca nesses municípios são feitas de maneira pontual, durante grandes eventos, como rodeios. Com a campanha ‘Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, municípios deverão estabelecer uma rotina e um padrão de abordagem. “Cada batalhão deverá traçar o seu cronograma, incluindo outros municípios da região que tenham grande incidência de acidentes”, disse Ferraz.
A proposta é que, ao longo dos meses, as blitze no interior e na região metropolitana passem a ser diárias, como ocorre na capital. Em Governador Valadares, por exemplo, que tem 263,6 mil habitantes e cerca de 96 mil veículos, as fiscalizações da Lei Seca não têm periodicidade definida. “As blitze com esse foco ocorrem mais quando há festas e rodeios”, declarou o comandante do Pelotão de Trânsito de Valadares, sargento Helbert Agostinho.
Segundo ele, o batalhão tem apenas dois bafômetros para atender Valadares e mais 35 cidades do entorno. Segundo a assessoria de imprensa da Seds, pelo menos seis bafômetros dos cem adquiridos para atender as 12 cidades devem ser destinados para essa região.
Dados. Na capital, a campanha já abordou 80.160 veículos e registrou 3.629 crimes e infrações de trânsito por causa de motoristas alcoolizados. No primeiro semestre deste ano, houve redução de 29,21% no número de vítimas de acidentes, incluindo feridos e mortos, em comparação com o mesmo período de 2012. No Estado, segundo a Seds, 20 pessoas a cada 100 mil morrem em acidentes de trânsito.
Ampliação da campanha
Municípios atingidos: Betim e Contagem (região metropolitana) Juiz de Fora (Zona da Mata) Uberlândia e Uberaba (Triângulo) Governador Valadares (Vale do Rio Doce) Ipatinga (Vale do Aço) Montes Claros (Norte) Divinópolis (Centro-Oeste) Lavras, Poços de Caldas e Pouso Alegre (Sul)
Materiais adquiridos: 100 bafômetros 157.219 bocais descartáveis 63 cavaletes de sinalização 63 cones 45 rádios 30 motos 15 bases móveis 15 tendas 15 redutores de velocidade 15 notebooks 15 impressoras para boletins instantâneos 15 câmeras fotográficas e filmadoras
Investimento. A previsão da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) é de um gasto de R$ 4,9 milhões com a ampliação da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”.
Periodicidade. No começo, os batalhões vão definir a frequência das blitze, mas a meta e que elas se tornem diárias, como na capital.
Meta. O objetivo é reduzir em ao menos 30% o número de vítimas em acidentes de trânsito no interior e na região metropolitana.
Fonte: Otempo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.