Na tarde de quarta-feira 03, Médicos e estudantes de medicina de Paracatu se mobilizaram em frente a Praça Firmina Santana, contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil. A mobilização que aconteceu em todo o país, trouxe a tona um problema que está em todo país, atendimento descente e médicos que possam atender a população.
Segundo os estudantes de medicina, o que falta não é médicos, e importar médicos estrangeiros não resolve o problema. Os manifestantes reivindicavam condições de trabalho, Infraestrutura adequada, valorização dos profissionais de saúde e contra a vinda de médicos estrangeiros sem necessidade de processo seletivo. já que os médicos que serão importados não tem o mesmo grau de estudos como os do Brasil e nem se quer falam o português.
Entenda o caso
No último dia 21 de junho, durante pronunciamento em rede nacional, a presidente Dilma Rousseff propôs incentivar a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chegou a descartar a revalidação automática dos diplomas e a afirmar que o governo criaria um método para avaliar os médicos, mas a questão ainda gera polêmicas.