Colunistas Educação
Alunos da Escola Neusa Pimentel Barbosa lançam site educativo para informar população de Paracatu
O site é o produto final do Projeto Integrador Midiaeducação, que se propôs a debater o atual papel da mídia na sociedade
31/10/2022 17h23 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Oliveira Fonte: Escola Neusa Pimentel Barbosa
Arquivo pessoal

Todos os dias nos deparamos com diversos tipos de informação: imagens, propagandas, memes, vídeos, podcasts, mensagens instantâneas, jogos e notícias da mídia tradicional (revistas, jornais, rádios, etc.). Essas mídias têm pelo menos duas características em comum: foram criadas por alguém e têm um objetivo específico, que pode ser convencer, informar ou divertir. Portanto, saber quem é o responsável pelas informações divulgadas é fundamental para entender seu objetivo e os valores que traz consigo. Diante dessa multiplicidade de fontes de dados e notícias, saber reconhecer se as informações são confiáveis e conhecer os riscos relacionados à propagação de falsas notícias são atitudes indispensáveis para o exercício pleno e responsável da cidadania.

Continua após a publicidade

Para ajudar os internautas nessa tarefa, na manhã desta sexta-feira, 28/10, sob a coordenação da direção da escola e dos professores de linguagens e Ciências Humanas, os alunos da escola de tempo integral Neusa Pimentel Barbosa criaram o site (neusanews.com). O site é o produto final do Projeto Integrador Midiaeducação, que se propôs a debater o atual papel da mídia na sociedade, bem como debater os temas mais atuais da produção midiática, sua relação com a educação e os critérios necessários para agir com responsabilidade e exercitar a cidadania digital, que é a forma como um indivíduo se comporta nas suas trocas on-line. Segundo os envolvidos, o objetivo maior do site é aplicar o conhecimento adquirido para divulgar gratuitamente informações seguras sobre os mais variados temas, tais como educação, arte, cultura, política, etc. e resolver problemas no dia a dia da sociedade.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Segundo o aluno João Lucas, do segundo ano do Ensino Médio - um dos criadores do site: “Quando postamos algo na internet, não sabemos quantas pessoas essa informação pode alcançar. Por isso, é tão importante ter responsabilidade na produção das informações. Alguns conteúdos podem viralizar, ou seja, ser compartilhados por muitas pessoas e ganhar ampla repercussão. Vídeos, áudios, GIFs e imagens podem ser disseminados como se fossem vírus e se espalhar rapidamente na internet. Um tipo muito específico de conteúdo viral é o meme: uma ideia ou avaliação sucinta, acompanhada de uma imagem impactante, em tom de sátira. O meme pode ser criado por qualquer pessoa e tem uma linguagem criativa e divertida. Contudo, é bastante comum que seja feito com fotos de pessoas, famosas ou não, que não autorizaram o uso de sua imagem. Assim, essas pessoas ficam expostas e eventualmente são prejudicadas pela circulação incontrolável de sua imagem descontextualizada. Por isso, o site (neusanews.com) além de divulgar as ações educativas e sociais da Escola Neusa Pimentel, vai sempre procurar orientar os internautas a agirem com ética, respeito e responsabilidade no mundo online.”

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Conheça o site clicando no link: www.neusanews.com   

 

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade