Terça, 08 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

James Webb revela novas imagens dos Pilares da Criação

Estrutura astronômica é formada por nuvens de gás e poeira

Por: Da Redação Fonte: Agência Brasil
19/10/2022 às 18h00

O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem altamente detalhada dos Pilares da Criação, uma estrutura astronômica formada por nuvens de gás e poeira a 6,5 mil anos-luz de distância da Terra. As informações foram divulgadas pela  Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) nesta quarta-feira (19). 

Continua após a publicidade

Segundo a Nasa, os pilares tridimensionais parecem formações rochosas, mas são muito mais permeáveis. As colunas são compostas de gás interestelar frio e poeira que podem parecer semitransparentes na luz infravermelha.

As imagens dos Pilares da Criação, que ficaram famosos quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudarão os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas das recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região.  

Continua após a publicidade

Com o tempo, os astrônomos começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021 , fruto de parceria entre as agências espaciais dos EUA, da Europa e do Canadá. Desde janeiro deste ano  encontra-se no chamado ponto L2, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.