Sexta, 04 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Hoje Quarta-Feira de Cinzas inicia-se a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2013.

Período de reflexão e de preparação para a Páscoa, seguido pelos Cristãos. A CF que traz o tema:  Fraternidade e Juventude – “Eis-me aqui, envia-me”  (Is. 6, 8)

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
13/02/2013 às 13h17
Hoje Quarta-Feira de Cinzas inicia-se a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2013.

A Quaresma é o período de 40 dias, que na verdade se seguem 47, que  leva o Cristão, a pratica da reflexão, das mudanças de hábito, da convenção, um pedido a volta do cristão para Jesus Cristo, um tempo para tentativas de mudança de vida, mas não material, mudança da vida espiritual, um tempo em que os fiéis optem pelo seguimento do amor, da caridade, do jejum.  Esse período os Cristãos optam pelo sacrifício, e abstinência a determinados hábitos, com a repressão a certos alimentos, o que os levam a crer que assim se prepararam melhor para o Ciclo Pascoal.   A  quarentena é  a preparação para a páscoa, para a ressurreição de Cristo. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Nos anos antigos se tinham uma visão negativa desse período, como um período de tragédias, de medos, de cachorro zangado, de espíritos maus assolando e atormentando quem não seguisse esse costume de zelar pela sua espiritualidade. Mas a Quaresma nada mais é do que o tempo de conversão, de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdia de Deus que nos quer perdoar.

A cor usada nesse período é a cor Roxa, cor que não simboliza luto, mas sim recolhimento, silêncio e preparação. Tanto que é comum, neste período, os sacerdotes usarem batinas nas cores roxas, e ate mesmo vermos imagens cobertas com lenços roxos como símbolo de penitência.

Segundo o   Pe. Lucas de Paula Almeida, em um texto postado no site da Diocese de Paracatu, ele dá a seguinte explicação referente à Quarta-Feira de Cinzas.

“A quaresma se inicia com a Quarta-feira de cinzas. Por que?

A Bíblia nos conta que, certa vez, o general Holofernes, com um grande exército, marchou contra a cidade de Betúlia. O povo da cidade, aterrorizado, reuniu-se para rezar a Deus. E todos cobriram de cinzas as suas cabeças, pedindo o perdão e a misericórdia de Deus. E Deus salvou o povo pelas mãos de Judite. A cinza, por sua leveza, é figura das coisas que se acabam e desaparecem. É usada como um sinal de penitência e de luto. Nós a usamos hoje, nesta Quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma, reconhecendo que somos pecadores e pedindo perdão de Deus, desejosos de mudarmos de vida. – Passados  os dias de Carnaval tem início o tempo da Quaresma com a imposição das cinzas sobre nossas cabeças e ouvindo este apelo de Jesus: ‘convertei-vos e crede no Evangelho!’  Estas palavras, indicam um inteiro programa de vida, preparando-nos para celebrar a Páscoa”.

Tempo esse que é levado até a ‘Sexta-Feira da Paixão’, dia em que de acordo com O Livro Sagrado Cristão, a Bíblia, é o dia em que Jesus Cristo se entregou em sacrifício na cruz por nos pecadores, para que tivéssemos direito a vida eterna, ressuscitando no Domingo de Páscoa.

Na Quarta de Cinzas é lançada a Campanha da Fraternidade que este ano traz o tema:

Fraternidade e Juventude:

“Eis-me aqui, envia-me” (Is. 6,8)

Objetivo Geral

 

Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Programação da CF-2013 retidado do portalkairos.net

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.