Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Atirador mata 27 pessoas em escola, cerca de 18 seriam crianças

TRAGÉDIA NO EUA

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
14/12/2012 às 19h04
Atirador mata 27 pessoas em escola, cerca de 18 seriam crianças

FOTO: AP PHOTO/JESSICA HILL/otempo

Um policial disse que o tiroteio que ocorreu nesta sexta-feira em uma escola elementar no Estado de Connecticut deixou cerca 27 pessoas mortas,sendo o atirador, seis adultos e 20 crianças, todas as crianças teriam entre cinco e dez anos. O atirador que se chama Ryan Lanza, invadiu a escola e desfechou a chacina.  Segundo um policial, o delinquente tinha 24 anos de idade. Segundo a emissora de televisão ABC, citando autoridades locais, uma unidade da SWAT, polícia especial dos EUA, cercou e invadiu a escola e matou o atirador.

Uma fonte disse que o atirador tinha quatro armas automáticas e vestia um colete a prova de bala.  A matança na escola elementar Sandy Hook em Newtown, uma pequena cidade no interior de Connecticut, 96 quilômetros ao nordeste de Nova York, pode ter sido a pior já desfechada em uma escola norte-americana. No massacre de Columbine, em 20 de abril de 1999, foram mortas 15 pessoas.

Segundo o assessor do governador de Connecticut o corpo do atirador ainda se encontra na escola, e que maiores informações serão dadas em nova coletiva, pois a prioridade seria avisar as famílias. A polícia de Connecticut confirmou que o serviço de emergência foi acionado às 9:30 (11:30 de Brasília).

Segundo a Associated Press a mãe de Ryan Lanza seria professora na escola e teria sido morta, seu irmão mais novo foi encontrado morto perto de Hoboken, New Jersey.

O presidente Obama fez uma emocionada declaração na noite desta sexta-feira . As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Um vídeo divulgado pela AP, mostra o relato de um pai tentando explicar o terror ao saber do incidente. Vídeo em inglês:

 

Os Estados Unidos tem sido atingidos por grandes massacres, veja os incidentes dos últimos 20 anos:

16 de outubro de 1991: Um homem invade um restaurante e mata 22 pessoas e deixa 20 feridos em Killeen (Texas). O atirador se suicidou.

20 de abril de 1999: Ocorre o massacre no colégio Columbine em Littleton (Colorado), dois estudantes adolescentes invadem a escola e deixam 15 mortos, Os dois, alunos do ensino médio se suicidam.

29 de julho de 1999: Um especulador da bolsa de 44 anos mata a esposa e dois filhos, invade duas firmas de corretagem e deixa nove mortos. O atirador de Atlanta (Geórgia) também se matou

21 de março de 2005: Um adolescente de 16 anos mata nove pessoas em sua escola na cidade de Red Lake (Minnesota) e depois se suicida.

16 de abril de 2007: Na universidade de Virginia Tech, em Blacksburg (Virgínia), um estudante de 23 anos deixa 32 pessoas mortas antes de se suicidar. É o pior massacre na história dos Estados Unidos.

24 de dezembro de 2008: Um homem fantasiado de Papai Noel abre fogo contra os convidados de uma festa em Los Angelesdeixa nove mortos. Depois também se mata.

10 de março de 2009: Um homem mata dez pessoas em três cidades do Alabama, entre eles sua mãe. O homem também se mata

3 de abril de 2009: Um vietnamita abre fogo em um centro de imigrantes em Binghamton (Estado de Nova York), matando 13 pessoas

5 de novembro de 2009: Um psiquiatra militar mata 13 pessoas e fere 42 no Fort Hood, no Texas. No que é o maior massacre registrado em uma base militar americana

20 janeiro de 2010: Um homem mata oito pessoas em Virgínia e se rende após ser perseguido por mais de 150 policiais.

3 agosto de 2010: Com problemas com seus empregadores um homem mata oito pessoas em uma empresa de distribuição de cerveja em Manchester, Connecticut. O homem se suicida.

12 de outubro de 2011: Um homem com problemas com sua esposa por causa da custódia do filho , abre fogo em um salão de cabeleireiros no balneário de Seal Beach (Califórnia), em que ele trabalhava, deixando oito mortos.

2 de abril de 2012: Um coreano de 43 anos mata sete pessoas na Universidade religiosa de Oikos (Califórnia), antes de se entregar à polícia. O atacante assassinou metodicamente suas vítimas depois de alinhá-las contra um muro.

20 de julho de 2012: 12 pessoas foram mortas e 40 ficaram feridas em um tiroteio num cinema que exibia o terceiro episódio da série Batman, em Aurora, Denver (Colorado).

atualizada às 18:50h

Com Agência Estado
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.