Colunistas Causa animal
Marli Ribeiro traz mutirão de castração de animais a Paracatu
“O controle populacional de animais domésticos como cães e gatos é uma garantia de cuidado com os nossos bichinhos e também com a vida humana"
30/06/2022 14h04 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Oliveira Fonte: Assessoria de Marli Ribeiro
Fonte: ONG Ajuda

O Brasil tem cerca de 140 milhões de pets — é a terceira maior população pet do mundo. Destes, a OMS estima que mais de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães estejam abandonados. Não há números oficiais dos pets em condição de abandono em Paracatu, entretanto, segundo ativistas da causa animal, há milhares de animais abandonados nas ruas da cidade. 

Continua após a publicidade

É consenso entre os veterinários, que a castração de animais de estimação é a maneira mais eficaz de reduzir esses tristes números. Além disso, o procedimento traz benefícios para os peludos, que passam a viver mais e melhor.

Como funciona a castração de animais de estimação?

Continua após a publicidade

Tanto a castração de cachorros quanto a de gatos é um procedimento cirúrgico, bastante simples e realizado somente por veterinários. Ambos os pets recebem anestesia, que garante que não sentirão nenhuma dor. Na esterilização das fêmeas, o útero e os ovários são removidos. Para isso, é feita uma pequena incisão no ventre. A castração dos machos normalmente é ainda mais simples, bastando que o profissional remova os testículos do cão ou do gato.

 

Continua após a publicidade

Para amenizar essa situação, a vereadora Marli Ribeiro (PSC) traz a Paracatu o mutirão de castração de cães e gatos, que acontecerá dos dias 18 a 21 de julho. Já as inscrições iniciaram nesta quarta-feira, 29 de junho. Para se inscrever, é preciso levar - CPF - RG e Comprovante de endereço. As vagas são limitadas e serão atendidos, prioritariamente, animais sob tutela de ONGs, de protetores e de famílias de baixa renda. 

 

Continua após a publicidade

Segundo Marli Ribeiro:  “O controle populacional de animais domésticos como cães e gatos é uma garantia de cuidado com os nossos bichinhos e também com a vida humana, assim conseguiremos diminuir os riscos de endemias. Agradeço a ONG Ajuda, de Juiz de Fora, ao departamento de direito animal de Paracatu e as ONGS e Protetores da nossa cidade. É juntos que vamos conseguir avançar cada dia mais na causa animal em nossa cidade”.

Por questões de segurança não fazemos a castração de animais de raças específicas em nossos ônibus. Leia-se: Os cães braquicefálicos como Shi-tzu, buldogues, pequineses, lhasas apsos, etc, e outros sensíveis como malteses e raças como yorkshires, Spitz alemão, Gatos da raça Persa ou braquicefálicos e outros, animais devem ser operados em clínicas com a utilização de anestesia inalatória, considerada mais segura. Animais acima de 40 kg ou abaixo de 2,5 kg, assim como idosos acima de 8 anos e com menos de 6 meses de vida, também não serão aceitos pelos mesmos motivos.

 

Continua após a publicidade

Veja o cronograma completo das inscrições:

29 de junho (quarta-feira) - PSF do bairro Chapadinha, das 14h às 17h

30 de junho (quinta-feira) - Praça do Júlia Camargos, bairro Paracatuzinho, das 14h às 17h

01 de julho (sexta-feira) - CRAS Céu das Artes, bairro Bom Pastor, das 14h às 17h

 

Continua após a publicidade