Uma operação conjunta da Polícia Civil e o Ministério Público, deflagrada na manhã desta quarta-feira (29), desarticulou uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Durante a operação Loki, Foram cumpridos 21 Mandados de Prisões e 16 Mandados de Busca e Apreensões nas cidades de Paracatu, Uberlândia, Araguari Cristaina/GO e Aracaju/SE, além do bloqueio de contas bancárias utilizadas e o sequestro de veículos empregados no transporte das drogas.
As investigações apontam que os líderes da organização criminosa mantinham residências em Uberlândia/MG e Aracaju/SE, de onde distribuíam grandes quantidades de drogas para as cidades de Paracatu e Cristalina/GO, sempre através da contratação de diversos motoristas, seguranças e batedores. A organização mantinha em sua estrutura gerentes, subgerentes e cobradores em cada cidade, objetivando manter a hegemonia no tráfico ilícito de entorpecentes.
De acordo com o apurado no Inquérito Policial, nos últimos dois anos a Organização Criminosa teria encaminhado somente para a cidade de Paracatu, aproximadamente 20 toneladas de maconha. Os lucros obtidos por meio das atividades criminosas eram lavados por empresas de fachadas e contas bancárias em nome de laranjas, tendo o grupo movimentado num período de 2 anos, o valor estimado de R$ 100 milhões.
Segundo a mitologia nórdica, LOKI era o deus da trapaça e do disfarce, conhecido por passar despercebido em meio às multidões.
As investigações estão sendo coordenadas pela Polícia Cívil e o Ministério público de Paracatu.
A operação contou com a participação de 44 Policiais Civis de Minas Gerais, 12 Policiais da Delegacia de Narcóticos/DENARC de Aracaju/SE e da Guarda Civil de Cristalina/GO.