A Câmara dos Vereadores de Paracatu (noroeste de Minas Gerais) aprovou no último dia 29 um requerimento para a criação e instalação na cidade de uma estátua do paracatuense Joaquim Barbosa, novo presidente do Supremo Tribunal Federal.
O requerimento de autoria do vereador José Maria Coimbra (PSD) pedia dispensa dos pareceres de comissões técnicas e foi aprovado por todos os dez vereadores da Casa. No dia 6 de novembro, a decisão da Câmara foi publicada no "Diário Oficial" e encaminhada à prefeitura
A intenção de Coimbra é que a estátua seja instalada na praça Firmina Santana, a mais movimentada da cidade, de 84 mil habitantes.
“Ele [Barbosa] é muito estudioso e trouxe ganho para nós. Os eleitores têm muita empatia por ele”, disse o vereador.
José Maria pediu verba orçamentária para a construção, mas ainda não sabe como a estátua será feita. “Quero ouvir os familiares do ministro. Gostaria que eles dissessem como querem que ele seja retratado”, disse.
Não há definição sobre o material da estátua, se de bronze ou de gesso, mas o vereador prefere que seja de corpo inteiro, não apenas o busto.
O vereador disse que não sabe quando a estátua deve ficar pronta. “Um novo prefeito vai assumir precisa colocar a casa e as contas em ordem”, disse. Apesar disso, o desejo do vereador é o de que a estátua fique pronta em 2013. “Espero que ele venha para a inauguração”, afirmou.
O vencedor da eleição para prefeito de Paracatu foi Olavo Conde (PSDB). Ele obteve 21.162 votos (43,38% dos votos válidos).