Belo Horizonte - Três micro e pequenas empresas do Triângulo Mineiro, uma do Noroeste, uma do Norte e outra do Sul se destacaram no 2º Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis. O anúncio e a premiação aconteceram nessa quarta-feira (31), em Belo Horizonte.
“O prêmio é um estímulo à inovação tecnológica e à busca de posturas e procedimentos que possam tornar as pequenas empresas mais eficientes, rentáveis e sustentáveis”, afirmou a diretora de Operações do , Elbe Brandão.
As seis empresas de destaque são: Fazenda Jatobá, do município de Patrocínio; PGM Sistemas e Bom Jesus Extração Mineral Ltda, de Uberlândia; Fábrica de Conservas Linken, de Janaúba; Quiminova, de Paracatu; e Fazenda Ponto Alegre, de Cabo Verde. Os empreendimentos receberão consultoria tecnológica do . As seis finalistas também terão suas boas práticas em sustentabilidade divulgadas em uma publicação especial.
Nesta segunda edição do prêmio foram inscritas 93 empresas. Entre os critérios de seleção estão: estar em dia com as obrigações de licenciamento ambiental e ter práticas diferenciadas na gestão de resíduos, recursos hídricos, eficiência energética, controle de qualidade do ar e da poluição sonora. No âmbito social, são necessários investimentos em programas de treinamento e capacitação dos empregados, segurança no trabalho, além de respeito à legislação trabalhista, previdenciária e fiscal.