Na tarde de quarta-feira, 24Out12, por volta de 17h07min, militares compareceram à Rua Antônio José Ulhôa, Bairro Paracatuzinho, onde segundo as vítimas haviam ficado sabendo que o autor E. SOARES DE OLIVEIRA, 45 anos, estava cadastrando pessoas interessadas em comprar casas a um bom preço.
Então foram até à residência do autor, tendo este informado as vítimas, que para efetuar o cadastro era necessário cópias dos documentos pessoais e a quantia de R$ 100,00 (cem reais), e que caso as vítimas desistissem da compra, teria que pagar uma multa por quebra de contrato.
As vítimas acharam estranho, pois perceberam que alguns menores estavam realizando o cadastro e os autores não apresentaram nenhum documento do terreno. Ainda segundo uma das vítimas, o autor E. afirmou que a autora M. D. CARMO DE OLIVEIRA NEIVA, 60 anos, arrematava casas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
As vítimas apresentaram aos militares, recibos de compras das casas que continham apenas o nome completo do comprador, e a frase “GARANTA SUA CASA”, datado, carimbado e assinado por M. D. CARMO. Na residência do autor, militares encontraram o valor pago pelas vítimas R$ 200,00 (duzentos reais) e um caderno de anotações, com 225 nomes de pessoas que também adquiriram as casas.
Durante a confecção do BO compareceram outras duas vítimas com os recibos assinados pelo autor. Diante dos fatos, os autores foram presos e conduzidos até à Delegacia de Polícia para demais providências.