Cidade Paracatu Revitalização
Projeto vai revitalizar 90km de estradas da Bacia do Santa Isabel
Iniciativa apoiada pelo Sebrae Minas pretende transformar as vias em estradas ecológicas
23/03/2022 16h45
Por: Paulo Sérgio Fonte: Henrique Ulhôa/ Prefácio comunicação

Projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Isabel, em Paracatu, deu mais um importante passo para resolver os problemas do manancial que abastece a área urbana do município e diversas propriedades rurais. Na última semana, foi realizado um seminário para apresentar o plano de execução dos serviços de engenharia para adequação das estradas que cortam a região. A restauração das vias foi apontada, no estudo de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), apresentado em 2019 pelo Sebrae Minas, como um dos pontos mais críticos da bacia.

Continua após a publicidade

Ao todo, serão readequados 90.397 km de vias em áreas rurais, que se transformarão em estradas ecológicas. O projeto prevê construções de bacias de captação (barraginhas), instalações de bigodes, lombadas, bueiros, mata-burros, sarjetas, valetas de proteção, entre outras intervenções.

O projeto é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (CBH-Paracatu) e a Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio de recursos geridos pela Agência Peixe Vivo, braço executivo do CBHSF, e procedentes da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio São Francisco. A execução da obra, orçada em R$ 5.453.568,38, será feita pela empresa Inovesa, vencedora do processo licitatório.

Continua após a publicidade

A nossa estratégia de atuação na região apontada pelo ZAP, comprova que informações e conhecimentos a respeito das bacias hidrográficas, por meio da estruturação de projetos, do planejamento e da gestão, facilita o acesso a recursos e o andamento das ações, destaca o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves.

 

Continua após a publicidade

A execução das obras da estrada ecológica será acompanhada por uma comissão formada pelo CBH-Paracatu, Secretaria Municipal de Transporte de Paracatu e as comunidades do Nolasco e do Soares.

Uso sustentável da água

Nos últimos anos, o Sebrae Minas vem investindo em ações para o uso sustentável da água nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba. A região concentra diversas iniciativas de revitalização e preservação das bacias hidrográficas, abastecimento da população e sustentabilidade das atividades produtivas.

Em 2019, para amenizar os danos causados pela estiagem e apontar caminhos para o uso consciente da água, o Sebrae Minas em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), e com apoio da Prefeitura de Paracatu, entregou o diagnóstico de ZAP do Ribeirão Santa Isabel. O estudo disponibilizou informações técnicas que serviram para direcionar iniciativas de revitalização e preservação da bacia hidrográfica, a fim de garantir o abastecimento de água para a população e a sustentabilidade das atividades produtivas na região.