Mais de 15 milhões de mineiros escolhem, neste domingo (7), prefeitos e vereadores de 853 cidades. Serão eleitos, além de prefeitos, 8.440 vereadores, número que representa um aumento de 7,2% em relação às eleições municipais de 2008, cujo total de cadeiras no estado era 7.871. Ao todo, 30 mil policiais militares fazem a segurança do processo eleitoral neste domingo, sendo que 10 mil militares estarão concentrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, área com maior concentração de eleitores.
Sete cidades de Minas Gerais, que possuem eleitoral maior que 200 mil pessoas, podem ter o resultado das eleições definido em segundo turno, no dia 28 de outubro, caso nenhum dos candidatos consiga a maioria dos votos neste domingo. São elas: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia. Essas cidades concentram quase quatro milhões de eleitores, estando 1.860.172 destes na capital mineira. O município de Serra da Saudade é o menor colégio eleitoral, com 1.107 eleitores.
Algumas cidades possuem candidatura única a prefeito. São elas: Alto Jequitibá, Carmésia, Comercinho, Gameleiras, Grupiara, Igaratinga, Jaguaraçu, Jenipapo de Minas, Jesuânia, Perdizes, Quartel Geral, Rio Vermelho, São Gonçalo do Sapucaí, São José da Safira, Sericita, Serra da Saudade, União de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Virgínia e Virgolândia.
Vinte e uma cidades mineiras vão usar a biometria neste pleito. Ao todo, 283.776 eleitores estão aptos a usar o sistema de identificação digital.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), 351 juízes eleitorais participarão do pleito. Mais de 180 mil mesários trabalham nesta eleição. São 44.740 urnas, e mais 5.843, usadas caso algum equipamento precise ser substituído.
Em caso de dúvidas, os eleitores podem ligar para o número 148.
Lei Seca
Foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais, no dia 28 de setembro, a resolução conjunta que restringe a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais, que serão realizadas no dia 7 de outubro. O texto proíbe a venda, distribuição e fornecimento destes produtos, das 6h às 18h, em bares, boates, hotéis, restaurantes, lanchonetes, clubes recreativos, salões de festas, quiosques e demais estabelecimentos comerciais. Em caso de segundo turno, a mesma orientação será válida para o dia 28 de outubro.
A resolução conjunta é assinada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.