Operação conjunta da Defesa Civil, Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental, desencadeada na manhã desta segunda-feira (10) visitou barragens da Kinross em Paracatu.
A operação é devido a grande preocupação de rompimento de barragens em Minas, por causa do grande volume de chuvas nós últimos dias.
Houve Registro de transbordamento do dique de contenção da Mina Pau Branco, da siderúrgica Vallourec, no município de Nova Lima/MG. E existe uma alerta máximo emitido no município de Pará de Minas/MG, em função do risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca, no qual determinaram a imediata desocupação de casas e a evacuação de moradores da região.
Num eventual rompimento da barragem Carioca, poderá atingir diversas outras localidades; elevando o volume de água de Rios.
Diante do cenário e em ação preventiva, foi determinado o acompanhamento e fiscalização, bem como o envio de informações em tempo real das barragens da Kinross e Nexa, bem como as consequências geradas pelas chuvas nos sistemas utilizados, com vistas a um melhor diagnóstico do cenário e para garantir a
segurança dos Paracatuenses.
Ver essa foto no Instagram