21°

Poucas nuvens

Paracatu - MG

Cidade Paracatu Qualidade de Vida

Projeto oferece mais qualidade de vida aos idosos do Lar São Vicente de Paulo

Obra aprovada pelo Fundo do Idoso amplia oportunidades de  tratamentos, atividade física  e recreação  

23/12/2021 às 14h15
Por: Paulo Sérgio Fonte: Informações / assessoria Kinross
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Lar São Vicente de Paulo, em Paracatu, acaba de inaugurar uma obra importante para seus moradores: a piscina para idosos. Conquistada a partir do esforço de seus dirigentes em inscrever o projeto em um edital de 2019, a ideia acaba de se materializar e abre a oportunidade para tratamentos de fisioterapia, hidroginástica, natação entre outras atividades para as pessoas idosas da casa. A partir do dia 03 de janeiro, as atividades na água terão início com sessões de hidroterapia.

Tudo isso tomou forma em 2019 com a capacitação oferecida pela Kinross a funcionários do Lar interessados em aprender a escrever projetos para editais públicos. A partir disso, se capacitaram, inscreveram o projeto da piscina que logo foi aprovado e, com isso, conseguiram ter acesso ao Fundo Municipal do Idoso de Paracatu (FUMIP) para a viabilização da obra.  

A criação do FUMIP, em agosto de 2019,  também foi resultado de um trabalho de fortalecimento das instituições em parceria com a Kinross. O Diagnóstico do Idoso, divulgado no dia 17 de dezembro,  é outro exemplo de financiamento da Kinross  por meio do Fundo. Esta ação teve o objetivo de unificar dados e indicadores sobre a situação da pessoa idosa no município.

O projeto da piscina, assim como o diagnóstico, foi totalmente construído com recursos da Kinross por meio do FUMIP, e contou com a parceria da Secretaria de Cidadania e Habitação e da prefeitura local. A construção já estava prevista desde 2019, mas com a pandemia, só pôde ser concluída agora em dezembro de 2021. A Kinross doou R$ 210 mil reais  para essa ação.

A inauguração da obra aconteceu na última segunda-feira (20.12) e contou com a presença do prefeito Igor Santos, da secretária de Cidadania e Habitação, Ana Maria, do presidente do Lar, Geraldo Magela, de representantes de vários setores e da Kinross. 

A piscina tem 9,4m de comprimento, 5,6m de largura e três níveis de profundidade, de 0,95m a 1,35m, além de uma rampa para a entrada de cadeirantes. A obra foi construída sob medida para a população idosa. Além   das atividades que se iniciam dia 03 de janeiro, estão previstas também, aulas de hidroginástica, fisioterapia, natação e recreação.

Ao todo, o Lar tem 41 pessoas idosas e todas recebem acompanhamento médico semanal, por isso estão aptas a usar a piscina. As atividades na água serão desenvolvidas por profissionais habilitados e qualificados.

O Lar São Vicente de Paulo conta hoje com uma estrutura que atende até 50 idosos, que são chamados de hóspedes. Lá, eles recebem alimentação, medicamentos e cuidados especiais durante 24h por dia, sete dias da semana.

Para saber mais sobre a instituição, acesse a página: https://www.larsaovicenteparacatu.com.br/.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.