1ª Semana da mulher trouxe como tema “ Cidadania e Paz em busca da Igualdade” que foi criada na intenção de conscientizar a população para a valorização da mulher, valorização também do meio onde a mulher está inserida, e para que a própria mulher se valorize. Após uma semana de palestras, filmes e outros focados no interesse feminino, aconteceu nesta tarde de sexta-feira, 8 de março, a Marcha Show uma forma de chamar a atenção dos paracatuenses para essa data tão importante.A marcha teve a participação dos membros do Conselho da Mulher, do SESI-SENAI, vereadores Eloisa Cunha e Oswaldinho da Capoeira, Fundação Consienciarte,as fanfarras da Escola Estadual Afonso Roquete e da Guarda-Mirim, onde cada trouxer faixas e bandeiras em homenagem a mulher e abordando temas.
O Prefeito, Olavo Condé, participou da marcha, ao longo do trajeto juntamente com seu vice José Altino distribuindo rosas as mulheres, na forma de carinho e respeito as mulheres.
A marcha que saiu do Santana se encerrou na Praça Firmina Santana ao Lado da Prefeitura.
Ao final da marcha conversamos com Elizângela Mesquita, umas das idealizadoras da Semana da Mulher.
-Elizângela, a semana da mulher superou as suas expectativas, e qual o real objetivo desta marcha que foi realizada?
"A 1ª semana da mulher tem conseguido superar todas as expectativas, da comissão organizadora, agente que conseguido chamar toda a população Paracatuense, onde se pode ver jovem, crianças, adultos, idosos. Importante dizer que também há homens participando desta campanha, onde o nosso maior foco, esse de conscientizar os homens em relação a violência, nos estamos conseguindo, vindo vários homens marchar conosco. Nessa Marcha, agente marchou pela igualdade, pelo direito de sermos iguais, de sermos tratados igualmente, marchamos pela não discriminação, melhora ao direito a saúde pública, e iremos continuar marchando.
-Elizangela é a primeira vez que essa marcha acontece? E já ouve eventos deste porte comemorativo?
-Todos os anos o Conselho da Mulher, idealiza algum tipo de ação, para não deixar o oito de março passar em branco, mas esse ano ele aconteceu com mais impacto porque nos conseguimos, muitos parceiros, ajudando com que esse ano acontecesse com muito mais dinamismo, uma semana inteira quase duas semanas de evento, não é a primeira não, mas acredito que nunca causou tanto impacto, como está causando esse ano. Onde atingimos o nosso público, e lembramos que amanha ainda tem evento, temos amanha na praça a ação cidadania e no Domingo agente tem o encontro da mulher rural, que é especial para a mulher rural."
-Vereadora Eloisa Cunha representante, do PMDB Mulher:
O que você, Eloisa , que apoiou este evento, tem a dizer?
"O evento superou minhas expectativas, porque nos já estávamos trabalhando há alguns anos nessa busca da igualdade, as coisas acontecem de maneira lenta, porem esse a ano parece que a mulherada, ouviu, escutou o chamamento meu como vereadora, dos nossos parceiros, das parceiras, da prefeitura e partiu ponto a essa caminhada, mas esse é só o primeiro passo de uma longa caminhada em busca da igualdade entre o homem e a mulher. Como de fundamental, tivemos uma muito boa aceitação da prefeitura, pois ela trabalha em ligação com a câmara, tivemos também inúmeros parceiros, e um grande apoio do prefeito e de todas as secretarias. Graças á Deus, Deus tem engrandecido essa história de sucesso."
-Prefeito Olavo Condé: O que o senhor tem a dizer as mulheres da nossa Cidade nesse dia?
“ Eu quero dizer que o que essa semana criada para a mulher, que ela é merecedora disso, é uma conquista dela. Essa semana teve vários idealizadores a Eloisa Cunha foi uma das idealizadoras, junto com a secretaria de governo, a Eucária, a casa de Cultura. Em fim um movimento, esse movimento que ficou bonito, a partir desse momento todos os anos vai ter a semana da mulher por que elas merecem. Por que elas são batalhadoras.”
Marcha encerrada com o show de Carol Santini na praça Firmina Santana.
A 1ª Semana da Mulher foi idealizada e realizado através do Conselho da Mulher em conjunto com a Prefeitura, a Vereadora Eloisa Cunha, Votorantim, SEBRAE, EMATER-MG, Furnas, KINROSS, SESI-SENAI e Governo Estadual. Contando com o apoio da Faculdade TECSOMA, PMDBMulher, Cárita Brasileira, Policia Militar, Policia Civil e dentre outros.