FOTO: ALEX DE JESUS/otempo
A Polícia Civil divulgou quatro editais para concurso público destinados ao preenchimento de 1.497 vagas de nível médio, técnico e superior. As demandas são para as áreas de médico legista, perito criminal, analista da Polícia Civil e técnico assistente. Entretanto, o mais visado pelos concurseiros de plantão é o de perito, uma vez que o cargo oferece o salário inicial de R$ 5.446,78 para carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições estão abertas desde o último dia 18 de março, no site da organizadora Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc). O processo seletivo já conta com, aproximadamente, 25 mil candidatos registrados para concorrer às 95 vagas oferecidas, situação que estimula uma preparação mais adequada para alcançar um resultado satisfatório.
O coordenador pedagógico do curso Pro Labore, professor Carlos Cruz, afirma que devido a grande concorrência para o cargo e a complexidade do conteúdo cobrado na prova, a preparação é árdua e exige dedicação e muito esforço dos inscritos.
"Mas quem se esforçar e estudar com afinco não vai se arrepender. Tudo indica que serão chamados muitos candidatos logo após a publicação do resultado da prova objetiva, em número surpreendente, de forma a atender às necessidades da instituição", pontua.
O professor sugere também que o candidato leia com atenção o edital, para ficar bem ciente do conteúdo e do peso de cada disciplina. "Como a prova já está bem próxima, deve-se focar os estudos na realização de exercícios, de preferência da mesma instituição organizadora, já tentando antever o estilo e os principais pontos cobrados em provas anteriores", afirma.
Dedicação. Há dois anos, a enfermeira Alessandra Oliveira abre mão dos momentos de lazer para dedicar doze horas diárias à preparação para o concurso. "Sempre quis fazer o concurso de perito criminal. Acho que é uma área que combina com o meu perfil profissional devido à exigência de objetividade, direcionamento e instinto. Estudo em casa e na escola", conta.
A seleção do concurso público será realizada em cinco etapas: prova objetiva de conhecimentos, avaliação psicológica, exames biomédicos e biofísicos, investigação social e, por fim, o curso de formação policial.
A primeira etapa do processo de seleção está marcada para o dia 26 de maio e as demais etapas serão definidas após a divulgação dos resultados.