Domingo, 06 de Julho de 2025
13°C 28°C
Paracatu, MG
Publicidade

Quem deve criar e educar: Pais ou Governo? Jogo de empurra-empurra de responsabilidade.

Tema abordado pelo vereador Hamilton,na noite de segunda- feira ,na Câmara de Vereadores.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
02/04/2013 às 13h49
Quem deve criar e educar: Pais ou Governo? Jogo de empurra-empurra de responsabilidade.

Na noite desta segunda-feira (01-04), na câmara dos vereadores, o assunto abordado em tribuna, pelo vereador Professor Hamilton, levou ao debate e ganhou enorme relevância. Tendo o vereador, apresentado o assunto crianças e adolescentes evolvidos com a criminalidade. Onde o professor Hamilton se intriga e pergunta onde esta o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente- para tratar desse “câncer social”. Hamilton relatou que boa parte dos crimes cometidos na cidade tem o envolvimento de menores.  E que nada está se fazendo para que aja o rompimento destes envolvimentos do futuro na criminalidade.  Que isso é a jogada de responsabilidades onde os pais deixam a cargo da escola a criação social do filho, onde a escola é encarregada de ter que criar filhos dos outros, e os pais não cuida e educam corretamente. Onde os pais não levam seus filhos à igreja e os ensina o certo. Segundo Hamilton os pais mandam os filhos estudarem, chegando à escola os envolve, mas em casa as crianças não têm nada de atrativo em casa e vão as ruas em busca de algo para se ocupar,  encontrando coisas erradas, a partir deste momento a escola já não é atraente e o filho/aluno abandona os estudos se afundando de vez no errado.

Relato que foi abordado pelo Vereador Oswaldinho, que disse ter se alegrado do tema  e se diz estar contrariado com a ECA, que mesmo que venha à proteger, acaba privilegiando  as crianças e adolescentes infratores. Na lei onde menor  vota, rouba, mata, agride, casa, ou seja, vive uma vida de maior de idade, mas não pode ser preso. Não pode responder pelos seus atos perante a justiça.

O Vereador Joãozinho Chapuleta,  disse que jovens no crime é por que os pais não estão dando conta de corrigir os filhos, deixando isso á cargo do mundo. Ou por vezes os pais não os corrigem por medo da lei que proíbem os pais de baterem. O Joãozinho disse ainda que os pais devem sim corrigir seus filhos, umas correadas não mata niguem, o que não pode é espancá-lo, chegando a dizer “Eu nunca vi ninguém morrer por ter tomado umas cintadas, o que não pode são pais confundirem correção com espancamento”.

 

"Ragos Oliveira veio a opinar dizendo onde a responsabilidade esta na família de educar e o Governo de gerar uma estrutura para atender esse novo modelo de família que vem a surgir, e que isso não esta ocorrendo gerando esse caos.

"Segundo o vereador Glewton de sá, a escola não é responsável pela criação e formação do caráter da criança e adolescente, ela é responsável pela educação do aluno. Hoje dentro da escola há  introdução dos conceitos errados, onde os alunos ditos como mau exemplos se tornam Ídolos no meio dos demais alunos, os levando ao errado.

Hamilton disse, que falta na verdade é  interação perfeita entre as entidades, família, igreja, governo, ressaltando que a família não está  introduzindo a boa formação de caráter, exemplo: manda os filhos fazerem mais os  pais não fazem. Segundo o vereador a própria igreja esta lançando o diabolismo na sociedade, onde suas placas e ideologias estão valendo mais do que as vidas de crianças e adolescente que estão se perdendo para as drogas e os crimes. Dizendo que as igrejas se separam, assim como os setores da sociedade se separam, deixando o meio aberto à criminalidade, e as crianças e jovens neste contexto vergonhoso. Hamilton ainda disse que melhor que criar projetos para recuperação é melhor criar projetos para evitar a entrada e pedir que o governo crie uma estrutura favorável a boa criação, e que os pais venham a fazer o papel criando as crianças.  Concluindo ele disse “ Tenho Pena destas Novas gerações.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.