O museu histórico está de portas abertas para receber o público que queira saber mais sobre a rica história de Paracatu. Em noite de muita chuva, foi aberto oficialmente as postas do museu Dr. Pedro Salazar.
O lugar passou por algumas reformas na parte física e também nas peças ali expostas. Segundo Graciele Souza, diretora da fundação casa de cultura, quando chegamos nos deparamos com parte do acervo que estava jogado no pátio, exposto a sol e chuva, “mas com as Graças de Deus, conseguimos recuperar”, com muita dedicação e parceria entre secretaria de cultura e fundação casa de cultura o museu, que tem 1121 peças e placas escritas em português e inglês, poderá receber visitantes de todos os lugares do mundo. O acervo fotográfico foi restaurado tendo um custo aproximadamente de R$ 4 mil; as portas dos banheiros foram trocadas e o piso foi limpo; as partes onde o piso era de madeira, algumas peças tiveram que ser substituídas. Hoje, as salas estão separadas por temas como salas dos ex-prefeitos, espaço que mostra o garimpo e escravos. Está mais fácil de visitar e entender a história, afirma Graciele.
A diretora agradeceu a todos os colaboradores que fizeram muitos esforços para que o museu pudesse ser inaugurado. Souza afirmou que trabalharam sábado, domingo e feriado para que tudo ficasse da melhor forma possível. Agora, os estudantes de história de Paracatu e região terão este espaço para aperfeiçoar seus estudos, com profissionais capacitados para as orientações necessárias.
O prefeito Olavo Condé iniciou seu pronunciamento elogiando o trabalho de Graciele. “Estou satisfeito com o trabalho realizado por Souza e sua equipe”, agradeceu a presença dos secretários e vereadores, e também falou da importância desta obra para o município, lembrando que estamos perto de Brasília, capital que sediará jogos da copa do mundo.
Finalizou pedindo aos sete profissionais que serão comandados pela diretora do museu, Patrícia Vaz, entre eles dois guias, que cuidem com muito carinho do museu, hoje, reaberto, e que tratem com muita cordialidade os visitantes que queiram conhecer este novo espaço.
texto e fotos: Thiago Kellker/JD