Foto: internet
Teresina/PI – A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (10/5), a Operação Pioneiros, com o objetivo de reprimir uma quadrilha especializada em tráfico de drogas em Teresina e municípios vizinhos.
Um total de 28 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão são cumpridos simultaneamente por um efetivo de aproximadamente 90 policiais federais. No Piauí, estão sendo presos alguns líderes da quadrilha, responsáveis pela distribuição e financiamento do tráfico.
A investigação, que começou há 14 meses, também identificou fornecedores de drogas no estado de Minas Gerais e Mato Grosso, nos quais também são cumpridos mandados de prisão e busca.
Na fase prévia da investigação, em ação controlada da PF, foram apreendidos mais de 200 kg de drogas. Além disso, foram presas sete pessoas em flagrante e apreendidos veículos, armas de fogo, e outros bens obtidos como proveito do crime.
A Operação Pioneiros faz parte da estratégia da PF em desarticular estruturas interestaduais dedicadas ao tráfico, além de reduzir a oferta de drogas e expropriar os ativos pertencentes aos criminosos. Nesse sentido, foi rastreada uma movimentação financeira superior a R$ 2 milhões, no último ano de atividade da quadrilha. A investigação sobre a lavagem de dinheiro obtido com tráfico motivou o bloqueio de ativos nas contas bancárias dos indiciados e o sequestro de 25 imóveis situados nos estados de Goiás, Minas Gerais e Piauí, avaliados em R$ 2,8 milhões.
Diante das provas coletadas, os investigados serão indiciados por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, financiamento do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os presos serão encaminhados aos Presídios da Capital, onde ficarão à disposição do Juízo da 7ª Vara Criminal desta Capital.
Será concedida entrevista coletiva hoje (10/5), às 11h, na Superintendência de Polícia Federal do Piauí.
Polícia Federal.