20°

Poucas nuvens

Paracatu - MG

Geral Minas Gerais

Minas replica experiência em projeto de inovação

Equipe da secretaria apresentou ao Governo do Espírito Santo a reestruturação do Portal MG a partir de pesquisas de experiência do usuário

16/09/2021 às 10h05
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:

O trabalho do Laboratório de Inovação do Governo de Minas– LAB.mg na reestruturação de sites do governo cruzou fronteiras. Na última semana, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental, apresentou o  projeto, que  tem foco no cidadão a partir de pesquisas de experiência do usuário, ao governo do Espírito Santo.

Os servidores estaduais do Espírito Santo atuam na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos e estão trabalhando na revisão do portal de serviços do estado capixaba

As conversas entre os dois estados sobre a temática já ocorrem desde o último mês. Neste encontro, os servidores do Espírito Santo tiveram acesso a conteúdos mais específicos sobre o portal de informações e serviços do Estado de Minas Gerais – Portal MG ( www.mg.gov.br) –, como pesquisas feitas durante o processo de reestruturação, testes de usabilidade e ambiente de homologação. 

“Eles puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto que o Governo de Minas está desenvolvendo para reestruturar o Portal MG tendo como foco o cidadão mineiro, a partir de pesquisas de experiência do usuário. Apresentamos também como essas pesquisas são na prática e os benefícios que trazem para o trabalho de repensar a estruturação de sites de governo”, ressaltou a superintendente.

Foco no usuário

Experiência do usuário, explica a superintendente, são todos os aspectos envolvidos na interação entre um indivíduo e determinado produto ou serviço. As pesquisas sobre o tema são utilizadas para desenhar e aprimorar políticas e serviços. “Buscamos mostrar como essas pesquisas podem contribuir para a melhoria de sites, pensando no ponto de vista dos cidadãos que vão utilizá-los, em proporcionar uma melhor experiência pra eles”, destacou Ana Flávia.

Para reestruturar o Portal MG foram realizados testes de usabilidade com usuários a fim de identificar quais eram as dificuldades encontradas para acessar os principais serviços e funcionalidades e, também, sugerir alterações para simplificar a jornada, considerando critérios de acessibilidade. 

Em duas rodadas de testes surgiram mais de 150 ideias e sugestões de melhoria para o site, como a adaptação dos atalhos e formulários, considerando a acessibilidade, e ajuste do leiaute da carta de serviços. O novo Portal MG está em desenvolvimento e em breve será lançado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também