25°

Pancada de chuva

Paracatu - MG

Agropecuária Minas Gerais

Assinado convênio para aplicação de crédito rural em Minas Gerais

Emater-MG elabora projetos técnicos e presta assistência técnica a produtores de todo o estado

03/09/2021 às 13h45
Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:

A Emater-MGe a Caixa Econômica Federal firmaram um convênio que garante mais opções aos produtores rurais que precisam apresentar um projeto técnico para obtenção de crédito rural em Minas Gerais. O documento foi assinado nesta sexta-feira (3/9), em Belo Horizonte, pelo presidente da empresa mineira de extensão rural, Otávio Maia, e pelo superintendente de Rede do banco, Emerson Leal Rocha.

“O cliente da Caixa tem a opção de contratar a Emater entre as empresas que ele pode procurar para fazer o projeto técnico”, explica o coordenador estadual de Administração e Crédito Rural da Emater-MG, José Henrique Barbosa. Além do projeto técnico, a Emater-MG também pode ser contratada para oferecer assistência técnica para o produtor que obtém os recursos junto ao banco.

A Caixa oferece várias linhas de crédito rural, tanto para custeio quanto para investimento. O financiamento das atividades inclui, entre outros, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Em Minas Gerais, a Emater-MG atua em parceria com diversas instituições financeiras para a aplicação de crédito rural, elaborando projetos técnicos e fornecendo assistência técnica. Em 2020, os contratos do Pronaf assinados no estado que tiveram projetos técnicos elaborados pela empresa somaram R$ 740 milhões.

A Emater-MG também é responsável pela emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), necessárias para que os agricultores familiares obtenham crédito rural. No ano passado, os técnicos da empresa emitiram 52,1 mil DAPs.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.