Um acordo realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no âmbito de uma Ação Civil Pública contra um produtor rural resultou na doação, como forma de compensação ambiental, de dois kits hidrantes para o pelotão do Corpo de Bombeiros de Paracatu, no noroeste de Minas.
A ação foi ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, que já havia instaurado um procedimento administrativo visando garantir a destinação de hidrantes em número suficiente para garantir a segurança da população, uma vez que foi identificada a presença de apenas um hidrante na cidade.
Diante dessa realidade, a promotora de Justiça Mariana Duarte Leão aponta que ainda será necessária a instalação de, pelo menos, vinte e cinco hidrantes em Paracatu. Ela ressalta que estão em curso diversos procedimentos para auxiliar na prevenção e combate a incêndio e pânico nas edificações históricas, nos quais está sendo exigida a apresentação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido. “A omissão na prevenção de incêndios e pânico coloca em risco a segurança e patrimônio do povo paracatuense e também a sua história”, alerta a promotora de Justiça.