Segunda, 07 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Policia cumpre mandados de busca e apreensão no Sindicato dos servidores em Paracatu

Operação batizada de “Apáte” foi deflagada com o objetivo de arrecadar fichas de filiação sindical possivelmente adulteradas.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio
01/06/2021 às 13h07 Atualizada em 01/06/2021 às 14h27
Policia cumpre mandados de busca e apreensão no Sindicato dos servidores em Paracatu
Divulgação Polícia Cívil

A Polícia Civil (PC) deflagrou na madrugada desta terça-feira 1º de Junho, uma operação para cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede do sindicato dos servidores municipais (Sindispar) de Paracatu.

Continua após a publicidade

De acordo com a Polícia Civil, operação batizada de “Apáte” foi deflagada com o objetivo de arrecadar fichas de filiação sindical possivelmente adulteradas para desconto de contribuição sindical e repasse de verbas indevidas ao sindicato.

Segundo a PC, as investigações iniciaram após a Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal oficiar a Delegacia de Polícia de Paracatu noticiando possíveis adulterações nas datas de filiações de alguns sindicalizados referente ao ano de 2021 e que foram encaminhadas ao órgão municipal para desconto da contribuição sindical diretamente no contracheque do servidor e posterior repasse ao Sindispar.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a PC, após a Prefeitura negar a renovação automática da filiação de contratados temporários, o Sindispar, através de seu presidente, encaminhou cópia de algumas fichas de filiação alusivas ao ano de 2021 e solicitando o desconto de contribuição sindical. Em uma análise inicial a Diretoria de Recursos Humanos percebeu incoerências nos documentos remetidos à Prefeitura e após contato telefônico com alguns filiados constatou que não haviam renovado a filiação em 2021, indicando assim possível adulteração dos documentos.

Em razão da ação policial, foram arrecadados vários documentos e fichas de filiação em nome de servidores, os quais serão periciados e confrontados com aqueles enviados à Prefeitura.

Apáte na mitologia helênica representava uma entidade dada ao engano e à fraude. As investigações estão sendo presididas pelo Delegado Mateus Leão e tramitam no âmbito da Delegacia da Comarca de Paracatu.

O Presidente do Sindispar, Edinho Alves, se manifestou por meio de um áudio, onde disse que não estava na cidade durante o cumprimento do mandado e que tomou conhecimento por meio das redes sociais. Edinho explicou que há 20 anos, é realizado automaticamente o processo de afiliação dos servidores públicos no sindicato. Segundo Edinho, ele está sofrendo uma perseguição política, e que já está tomando as medidas cabíveis para recuperar os documentos que foram apreendidos durante a operação. - Finalizou

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.