Quinta, 17 de Junho de 2021 06:15
(38) 99966-3864
Destaques News Alerta

Microsoft alerta sobre novos malwares que visam webcams e navegadores

Proteção

26/05/2021 13h06
Por: Da Redação
Imagem divulgação
Imagem divulgação

No começo de maio, a Microsoft emitiu um alerta que deixou os usuários do sistema operacional em vigilância. De acordo com a empresa, uma ferramenta de acesso remoto (RAT) apelidada de RevengeRAT, pode ter sido usada para atingir os setores aeroespacial e de viagens com e-mails de phishing.

O malware tem se espalhado rapidamente: o RevengeRAT, também conhecido como AsyncRAT, está sendo distribuído por meio de mensagens de e-mail cuidadosamente elaboradas que solicitam aos funcionários que abram um arquivo mascarado como um anexo de arquivo Adobe PDF. Quando o usuário faz o download, na verdade, ele está baixando um arquivo VB (Visual Basic) malicioso.

O phishing está sendo bem sucedido, porque a campanha usa e-mails que falsificam organizações legítimas, As mensagens trazem iscas relevantes para quem é da área de aviação, viagem ou carga, e uma imagem que se passa por arquivo PDF contém um link embutido malicioso. São muitos elementos que fazem com que o Malware não seja visto como um, e acabe atingindo muitas pessoas.

O fator complicante é que esse tipo de malware é conhecido por roubar senhas, vídeo ou imagens de uma webcam e qualquer coisa que tenha sido copiada para a área de transferência do sistema para colar em outro lugar. E embora o ataque tenha sido direcionado  ao setor de aviação, ele deixa todos os usuários em vigilância. Se você recebeu e-mails suspeitos nos últimos dias, fique atento. Ele pode ser uma ameaça em sua caixa de entrada.

Como se proteger?

Infelizmente, não existe um método 100% infalível para que você não seja vítima de um ataque de phishing, mas com vigilância e alguns outros passos, você consegue sim se proteger!

1 - Verifique os links que você recebe por e-mail

Sempre que receber uma mensagem nova, verifique os links antes de clicar. Isso pode ser feito passando o mouse sobre ele para visualizar o URL. Assim você pode analisar cuidadosamente erros de ortografia ou outras irregularidades, como endereço diferente do que o proposto no e-mail.

2 - Tenha um VPN para proteger sua navegação

Se você não sabe o que é um VPN, a sigla significa Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada. Explicando de uma forma bastante simples, ela funciona criando uma rede de comunicações criptografadas entre computadores e outros dispositivos Em outras palavras, ela adiciona um nível maior de segurança em cada acesso, porque há confidencialidade dos dados que trafegam pela rede. 

3 - Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado

A Microsoft e a Apple frequentemente lançam atualizações para seus sistemas operacionais, e é recomendável instalá-las quando são disponibilizadas, já que essas atualizações geralmente incluem correções de falhas de segurança do sistema.

4 - Tenha senhas seguras e cuidado onde digita seu usuário e senha

Se você está em um site que não possui uma conexão segura (busque o prefixo "https" antes do URL do site), é melhor evitar o acesso. Isso porque os seus dados podem estar vulneráveis. Uma outra dica para entender se você está ou não em um site confiável é errar de propósito a senha. Se ainda assim, você conseguir passar para uma próxima página, tem algo errado.

5 - Pense duas vezes antes de clicar em links ou fazer o download de algum arquivo

Desconfie de ofertas “boas demais para ser verdade”. No mundo off line, você provavelmente suspeitaria de um lugar com uma placa que de "você ganhou 1 milhão de reais!". Na internet, você deve adotar o mesmo nível de cuidado ao ver suas mensagens, ou entrar em websites desconhecidos que oferecem itens com muita facilidade.

Outro ponto que merece atenção é que bancos e organizações não pedem para alterar senhas, então, fique alerta se você receber qualquer mensagem neste sentido.

Agora é sua vez!

 

Mesmo que uma mensagem pareça amigável, trate links e anexos com suspeita.Suas informações são importantes demais para ficarem expostas a malwares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.